Facebook lança aplicativo de chamada em grupo apenas de áudio

Para usar o CatchUp, usuário não precisará de conta no Facebook. App funciona com a lista de contatos do seu telefone

Author Photo
1:00 pm - 27 de maio de 2020

O Facebook lançou nessa terça-feira (26) um novo aplicativo chamado CatchUp. O grupo de pesquisadores do Facebook, NPE, desenvolveu um aplicativo semelhante ao Houseparty, que facilita para amigos e familiares nos EUA coordenar chamadas telefônicas ou configurar chamadas de grupo com até oito pessoas. O que torna o CatchUp exclusivo é que as chamadas que ele habilita são apenas de áudio e sinalizam quando os usuários estão disponíveis, segundo publicação do site TechCrunch. O aplicativo está sendo testado nos EUA por um tempo limitado em dispositivos iOS e Android.

O diferencial do CatchUp, em relação ao Houseparty, por exemplo, é que os usuários do CatchUp podem designar quando estão disponíveis para conversar, definindo seu status no aplicativo. Isso é semelhante ao modo como o aplicativo de bate-papo por vídeo da Houseparty também permite ver quem está ao vivo, enviando notificações quando amigos abrem o aplicativo e sinalizando-as como “aqui” na interface do aplicativo.

Da mesma forma, o CatchUp mostra os usuários como “pronto para falar” na seção superior da tela inicial, com usuários off-line e outros contatos listados abaixo. Enquanto isso, as chamadas que não podem ser atendidas vão para os correios de voz que os destinatários não se incomodam em verificar, o que força a comunicação a passar por mensagens de texto ou aplicativos de bate-papo, diz a publicação.

Os usuários também podem criar e participar de grupos de amigos, familiares e contatos mútuos no aplicativo, como você pode fazer com outros aplicativos de bate-papo. Ou eles podem fazer chamadas individuais como alternativa ao uso do telefone. O que está a apenas um toque de um botão – não é um processo complicado de ligar para contatos e, em seguida, “mesclar” as chamadas, como você faz no aplicativo de telefone do smartphone.

O Facebook explica que a ideia do aplicativo surgiu antes do surto de Covid-19 e da quarentena, mas a equipe da NPE acelerou o desenvolvimento do aplicativo como resultado da pandemia.

O CatchUp funciona com os contatos do seu telefone. Os usuários terão que baixar o aplicativo, mas não precisam ter uma conta existente no Facebook – ou uma conta com empresas pertencentes ao Facebook. Além disso, a interface de usuário simplificada do aplicativo pode facilitar a navegação de usuários mais velhos. É realmente apenas uma experiência de tela única com um botão de alternância para se tornar “disponível” para conversar, diz o site.

O aplicativo também inclui recursos de privacidade que permitem configurar quais contatos podem participar de suas chamadas individuais e em grupo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.