Facebook, Instagram e WhatsApp voltam ao ar após indisponibilidade de seis horas

Instabilidade nas redes do Facebook começou na tarde desta segunda-feira; Por volta das 12h, Downdetector registrou pico de queixas

Author Photo
8:00 pm - 04 de outubro de 2021
facebook

Após cerca de seis horas de indisponibilidade, os serviços do Facebook começaram a ser restabelecidos no final desta tarde desta segunda-feira (04). As plataformas WhatsApp, Instagram, Messenger, Oculus VR – além do próprio Facebook – ficaram fora do ar durante boa parte da tarde desta segunda, devido a problemas de roteamento de DNS.

Em um comunicado enviado ao The Verge, Joe Osborne, porta-voz do Facebook, afirmou que a companhia “sente muito” pelo período de indisponibilidade de seus serviços. “Sabemos que bilhões de pessoas e empresas em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para se manterem conectados. Agradecemos sua paciência enquanto voltamos a ficar online”, disse.

A instabilidade nas redes do Facebook começou na tarde desta segunda-feira. Por volta das 12h, um pico de queixas foi registrado pelo site Downdetector, que monitora a instabilidade de serviços.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, informou o Facebook em um comunicado publicado no período da tarde.

Através das redes sociais, o WhatsApp também confirmou ter passado por problemas. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, informou a companhia em uma postagem no Twitter.

Já o Instagram disse que a plataforma e “seus amigos” estavam passando por um momento difícil. “O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!#instagramdown”, apontou a rede.

Mike Schroepfer, CTO do Facebook – que deixará o cargo no próximo ano –, também foi ao Twitter para pedir desculpas pelo incidente. “Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento”, escreveu. “Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível”.

A falha foi atribuída a um potencial problema de DNS. “Embora possa parecer uma falha imensa em todos esses serviços e aplicativos, o motivo é provavelmente um serviço DNS que todos eles usam para rotear suas páginas e serviços para nossos dispositivos”, afirmou Lotem Finkelsteen, head de inteligência de ameaças da Check Point Software Technologies, sobre o episódio.

Conforme explica Finkelsteen, o DNS é o protocolo da Internet para converter as palavras que usamos, como Facebook.com, em uma linguagem que os computadores conhecem – números ou endereço da Internet. “Eles fazem a conversão e nos encaminham para os serviços e aplicativos que pedimos para usar. Quando esse serviço cai, os serviços parecem que estão fora do ar, mas agora estão acessíveis”, informou.

O jornal The New York Times, apontou, por meio de fontes do departamento de segurança do Facebook que quiseram anonimato, que a possibilidade de um ataque hacker era “improvável”. Segundo a publicação, isso seria explicado pela queda em sincronia da queda das três redes, que usam tecnologias diferentes.

Com informações de Folha de S.Paulo e The Verge

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.