Facebook está construindo seu próprio sistema operacional para dispositivos VR e AR

Eye OS daria mais liberdade criativa - e comercial - às novas ambições da companhia de Mark Zuckerberg

Author Photo
3:00 pm - 23 de dezembro de 2019

O Facebook está criando seu próprio sistema operacional, o Eye OS, para ser usado em dispositivos de realidade aumentada e realidade virtual. De acordo com o TechCrunch, a empresa não quer mais depender de sistemas Android operando em seus dispositivos inteligentes.

Andrew Bosworth, vice-presidente de hardware do Facebook, explicou que não confia nos rivais e comercializar produtos com software de concorrentes não vai garantir o futuro do Facebook. Segundo o executivo, a companhia precisa de mais liberdade para aprofundar a interação social em seus dispositivos.

Para demonstrar onde quer chegar, a rede social preparou vídeos onde mostra um protótipo de como deve ser o avatar da rede social em realidade aumentada.

“Nós construímos para se parecer conosco, se mover como nós, soar como nós, e o objetivo disso é poder conectar as pessoas através das distâncias”, disse o diretor de pesquisa científica do Facebook, Yaser Sheikh.

De acordo com o TechCrunch, o Facebook tem planos de ter um espaço experimental aberto ao público que possa testar seus produtos de AR e VR, como os headset Oculus Quest e os monitores Portal do Facebook. A empresa também estudaria construir um espaço dedicado ao varejo no local.

Outro segmento de interesse do Facebook é investir em interfaces cérebro-computador, já que recentemente adquiriu a CTRL-Labs, uma empresa de tecnologia de interface cérebro-máquina. O objetivo da aquisição é criar uma pulseira que permite que pessoas controlem seus dispositivos como uma extensão natural do movimento.

Leia mais na IT Trends

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.