Facebook confirma que vai esconder curtidas das postagens

Testes começam nesta sexta-feira, 27, na Austrália, mas sem confirmação de quando será levado para mais países.

Author Photo
7:38 pm - 26 de setembro de 2019
Facebook faz muito mais do que apenas distribuição de notícias

Na tentativa de evitar competições dentro do seu próprio site, o Facebook vai começar a esconder as “curtidas” e reações. O anúncio aponta que a contagem dos likes passará a ser escondida a partir de amanhã (27).

Inicialmente, a rede social informa que vai realizar os testes apenas na Austrália. Assim como acontece com o Instagram, o publicador ainda pode conferir a quantidade de reações; por outro lado, o seguidor/amigo não terá um número exato visível.

A ideia é reduzir as interações negativas na plataforma e o sentimento de “vergonha” ou “inveja” na comparação das publicações. Desta forma, a rede social visa reduzir ou eliminar a “corrida” por curtidas dentro da sua própria plataforma.

Ao site Engadget, um porta-voz do Facebook informa que a empresa ainda não decidiu se o teste será expandido para outros países no futuro. Neste momento, a rede social visa obter resultados iniciais na Austrália antes de tomar novas medidas.

facebook likes

Durante os testes, se tudo ocorrer bem, é possível que a medida seja, sim, levada para mais países. E por “ocorrer bem”, falamos do bem-estar digital sem prejudicar o engajamento do usuário na plataforma.

Vale lembrar, que assim como ocorreu com o Instagram, que o Brasil foi um dos países adicionados aos testes. Desta forma, as duas redes sociais miram na utilização mais consciente e confortável para os seus utilizadores.

No começo do mês, a pesquisadora Jane Manchun Wong havia descoberto tal funcionalidade no Facebook. A rede social chegou a confirmar ao IT Forum 365 que estava “considerando testar a remoção da contagem de curtidas”.

Fonte: Engadget.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.