Facebook anuncia Horizon Workrooms para reuniões com Realidade Virtual

Reuniões VR ainda não atingiram seu potencial. Mas Facebook afirma que sua tecnologia melhorará chamadas de vídeo para colaboração em equipe

Author Photo
3:01 pm - 20 de agosto de 2021

O Facebook revelou na quinta-feira (19) sua visão para tornar as reuniões remotas “mais envolventes” ao apresentar o novo Horizon Workrooms, um aplicativo de Realidade Virtual (VR) para colaboração em equipe. Mas convencer os funcionários a colocarem headsets de realidade virtual em reuniões – ou empresas a comprarem o hardware em primeiro lugar – pode ser difícil de vender, dizem os analistas.

O Facebook apresentou o Horizon, seu espaço social de realidade virtual acessado por meio do Oculus VR, no ano passado, embora permaneça em beta privado. Esta última iteração, Horizon Workrooms, visa diretamente replicar reuniões, no entanto, com colegas representados como avatares animados.

De acordo com uma postagem no blog do Facebook, o Horizon Workrooms pode melhorar a comunicação e a colaboração da equipe, “seja para reunir-se para fazer um brainstorm ou colocar uma ideia no quadro branco, trabalhar em um documento, ouvir atualizações de sua equipe, sair e socializar ou simplesmente ter melhores conversas que fluam mais naturalmente. ”

Os usuários se reúnem em um ambiente virtual, onde podem conversar com até 15 outros colegas em VR e apresentar ideias em um quadro branco compartilhado ou visualizar arquivos compartilhados. As salas de reunião virtuais devem ser acessadas usando o Oculus Quest 2, embora seja possível entrar por chamada de vídeo de um laptop – o aplicativo suporta até 50 colegas de trabalho com ligação por vídeo.

Outros recursos incluem teclados de realidade mista que permitem aos usuários acessar seus laptops enquanto estão em um espaço virtual, rastreamento manual para animações de avatar mais expressivas e um sistema de áudio espacial que ajusta a forma como as pessoas soam com base em suas localizações relativas na sala virtual .

O Facebook não é a única empresa de tecnologia a visar a colaboração baseada em VR. O aplicativo da empresa Spatial permitiu reuniões virtuais com avatares 3D por vários anos, enquanto o aplicativo Mesh da Microsoft para HoloLens, anunciado no início deste ano, tem um objetivo semelhante.

A adoção de tais tecnologias ainda não atingiu a aceitação geral no local de trabalho, no entanto, enfrenta vários obstáculos, como o cansaço de usar fones de ouvido volumosos e o custo comercial de implantar dispositivos para os funcionários. Os dispositivos Oculus Quest 2 custam cerca de US$ 300.

Fora de aplicações de nicho, como treinamento ou cenários de revisão de engenharia, o interesse do comprador em VR para colaboração remota permanece em um nível baixo, de acordo com pesquisa da empresa de analistas Metrigy.

“Não vejo a realidade virtual sendo usada para substituir a videoconferência média em breve devido ao custo, largura de banda, complexidade e falta de desejo da maioria das pessoas em mergulhar em experiências de realidade virtual”, disse Irwin Lazar, presidente e diretor da Metrigy.

“Eles também não permitem o compartilhamento fácil de conteúdo”, disse ele. “Meu palpite é que eles encontrarão algum nível de adoção para eventos virtuais antes de o fazerem para reuniões.”

Raul Castanon, analista de pesquisa sênior da 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, disse que o uso comercial de aplicativos de ambiente virtual ganhou impulso durante a pandemia, embora os níveis de adoção ainda sejam relativamente baixos.

A adoção tende para o uso específico para verticais, disse ele, com os setores de manufatura e saúde como os primeiros a adotar. Casos de uso comuns dentro dessas indústrias incluem design de produto, treinamento e suporte remoto, bem como reuniões colaborativas.

“Espero que a adoção do Horizon Workrooms siga essas tendências inicialmente e possa se expandir para cobrir casos horizontais mais amplos, bem como casos de uso em outros setores verticais, como varejo, trabalho de campo e suporte técnico”, disse Castanon.

Horizon Workrooms está disponível em beta aberto gratuitamente para os proprietários do Oculus Quest 2.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.