Fábrica de Startups e Subsea 7 buscam startups para inovação sustentável

'Sea the future' quer encontrar soluções para minimizar impacto ambiental de serviços offshore no Brasil

Author Photo
6:07 pm - 07 de maio de 2021
Subsea 7

A Fábrica de Startups, hub brasileiro de inovação, e a Subsea 7, empresa norueguesa especializada na entrega de projetos offshore e serviços para a indústria de energia, lançam o projeto Sea The Future, que vai selecionar startups capazes de criar soluções para tornar a operação de empresas offshore mais sustentável no Brasil.

Em todo o mundo, muitas organizações têm apostado na inovação para frear o impacto de suas atividades no meio ambiente. E esse é justamente um grande desafio para as offshores, que desempenham atividades potencialmente poluidoras e estão sujeitas à fiscalização pelo Ibama.

Pensando nisso, o Sea The Future quer conectar startups a grandes corporações e ajudá-las no desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis. As startups participantes deverão propor soluções para três desafios principais: minimizar o impacto ambiental das atividades onshore da Subsea 7; melhorar em UX os processos e procedimentos de engenharia da Subsea 7; atuar na compensação de gases de efeito estufa nas operações.

Sediada no Reino Unido, a Subsea 7 já investe no desenvolvimento de novas tecnologias e, agora, quer interagir com o ecossistema de inovação nacional para potencializar suas ações. “Estamos constantemente buscando soluções de impacto para desafios reais. Não é uma tarefa fácil, mas o resultado costuma ser muito gratificante”, realça Daniel Marins, gerente de Embarcações na Subsea 7.

Leia mais: IT Forum@Home: ‘nada pode ser separado da natureza’, defende Ailton Krenak

Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups considera urgente a criação de alternativas sustentáveis para que as offshores sigam desempenhando seu papel com o mínimo de impacto. “Iniciativas como essa são tão importantes, elas fazem com que a inovação seja um catalisador de grandes transformações no país”.

Podem participar do programa as startups com um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala e também aquelas que já geram receita. A propriedade intelectual original da solução apresentada continuará sendo da startup, que poderá ser uma fornecedora para a Subsea 7.

As tecnologias desenvolvidas serão avaliadas com base no alinhamento com os desafios e negócios, grau de inovação, potencial de impacto e perspectiva de escalabilidade.

As inscrições para o Sea The Future estão abertas no site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.