Executivos veem contratações como o principal problema de 2022, mesmo com retomada pós pandemia

Author Photo
9:40 am - 31 de janeiro de 2022
contratação

Mais de dois terços dos líderes empresariais acreditam que a pandemia de Covid-19 se tornará endêmica este ano, tornando-a algo com que as empresas e a sociedade terão que conviver, de acordo com uma pesquisa divulgada quinta-feira (27) pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

A empresa de serviços profissionais realizou a pesquisa on-line com 678 executivos C-suite, incluindo CEOs, CFOs, COOs, executivos fiscais e de auditoria e membros do conselho corporativo. Dois terços dos entrevistados eram de empresas da Fortune 2000 e 69% disseram acreditar que este é o ano em que a pandemia diminuirá.

Poucos dias antes de a Suprema Corte derrubar as regras de vacinação e testes de Covid-19 do Governo Biden, a pesquisa da PwC descobriu que empresas adotavam abordagens diferentes sobre mandatos de vacinas e rastreamento de contatos.

Cerca de um terço (33%) exige vacinas para o trabalho no local e continuará a fazer isso. Quase um quarto (23%) exige isso agora, mas reconsiderará no futuro. E 16% abandonaram a exigência de vacina em resposta à escassez de mão de obra. As empresas também estão divididas quanto ao rastreamento automático de contatos: 38% o implementaram (metade delas provavelmente o revisitarão), enquanto 29% não têm planos de exigi-lo.

Além das preocupações relacionadas à pandemia, mais de três quartos dos entrevistados disseram que sua capacidade de contratar e reter talentos é o fator mais importante (77%) e o maior risco (48%) que enfrentam para atingir as metas de crescimento corporativo em 2022. E notavelmente, 88% dos membros do conselho consideram a contratação e retenção de talentos como “muito importante” para as perspectivas de uma empresa; esse assunto é atípico na sala de reuniões corporativas.

Os resultados da pesquisa, realizada de 1º a 14 de janeiro, também revelaram que a maioria dos executivos se sente bem com as perspectivas de sua organização para 2022, embora muitos esperem que a inflação permaneça elevada.

“No geral, eu diria que há um alto senso de otimismo em 2022 em termos de crescimento e também em termos de ganhos bons e de alta qualidade”, disse Tim Ryan, Presidente e Sócio Sênior da PwC nos EUA, durante uma entrevista coletiva. “Os CEOs se sentem muito bem com as coisas que podem controlar.”

Com uma taxa de desemprego de 3,9% em dezembro, os EUA estão perto do pleno emprego. Isso significa que não há pessoas suficientes para preencher as vagas de emprego. Apenas 36% dos executivos pesquisados pela PwC acreditam que a rotatividade voluntária retornará às taxas pré-pandemia até o final do ano.

Um recorde de 4,5 milhões de trabalhadores americanos deixaram seus empregos em novembro, pois a “Grande Demissão” continuou a afetar o mercado de trabalho, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA.

“As empresas estão procurando internamente resolver seus talentos. Eles não podem mais contratar uma saída para essa escassez de talentos”, disse Julia Lamm, Diretora da Prática de Transformação da Força de Trabalho da PwC. “Nossa pesquisa descobriu que 47% dos [executivos] seniores disseram que suas empresas estão melhorando as oportunidades de progressão na carreira e pensando sobre os planos de carreira de maneira diferente – olhando para mais mobilidade interna em uma organização, em vez de apenas o plano de carreira ascendente tradicional”.

Os resultados da PwC ecoam outras pesquisas recentes.

Os trabalhadores muitas vezes desistem porque sentem que atingiram um teto corporativo. De acordo com uma pesquisa de 2021 do provedor de plataforma de gerenciamento de funcionários Lattice, 43% dos entrevistados sentiram que suas carreiras estavam estagnadas ou desaceleradas. Muitos gerentes e executivos de TI, por exemplo, estão buscando avançar na carreira em cargos mais centrados nos negócios e, portanto, com maiores oportunidades de avanço, segundo a pesquisa da Lattice.

Os quatro principais tópicos na mente dos CEOs, de acordo com a pesquisa da PwC, foram:

  • Talento – tornou-se um tópico da diretoria em termos de redução da rotatividade de funcionários e reconstrução da cultura corporativa, enfatizando treinamento de habilidades, comunicação entre gerente e funcionário, oportunidades de carreira e flexibilidade e equidade no trabalho.
  • Atividade de transações ou fusões e aquisições – a PwC espera que as empresas comprem e vendam ativos para melhorar seu portfólio geral e ficar à frente da concorrência.
  • Transformação Digital (DX) – a PwC vê investimentos significativos em arquiteturas e serviços de nuvem para ajudar a gerenciar custos e compensar a inflação. Essa transformação também permite que a inteligência artificial entenda os dados em termos de valor comercial. Este último será “crítico” para o crescimento a longo prazo e para afastar a concorrência.
  • Confiança – os CEOs estão perguntando como criar e manter a confiança das partes interessadas, funcionários e clientes. Isso inclui o que uma empresa paga em impostos, como protege os dados dos clientes e se os algoritmos e as políticas de proteção atendem aos padrões éticos estabelecidos pelas expectativas do consumidor e supervisão regulatória. A confiança também envolve como os executivos tratam os funcionários.

“Então…, construir confiança e criar confiança como um ativo está muito na mente dos CEOs… como uma vantagem competitiva para muitas empresas por aí”, disse Ryan.

A pesquisa da PwC também revelou que os executivos estão usando dólares para atrair e reter talentos, com 62% aumentando a remuneração dos funcionários por meio de bônus e ajustes de custo de vida e 56% mudando processos para lidar com a escassez de mão de obra. (Menos de um terço – 31% – espera que a escassez de talentos diminua este ano.)

Ao mesmo tempo, a inflação está na máxima de 40 anos, colocando os executivos de hoje em território desconhecido, disse o relatório da PwC. Os líderes corporativos estão puxando várias “alavancas” para gerenciar margens erodidas pelo aumento dos preços do petróleo e das commodities, escassez de oferta e salários mais altos. E 62% dos líderes empresariais disseram que provavelmente repassarão os aumentos de preços aos clientes.

A PwC descobriu que as principais maneiras de melhorar a rotatividade de funcionários são a comunicação entre os líderes e seus funcionários (35%) e a melhor articulação do objetivo da empresa (35%).

“Construir confiança entre empregador e empregado significa ouvir e responder às necessidades dos empregados”, disse Lamm. “Este é um momento incrivelmente único para dar passos ousados ​​e implementar novas maneiras de trabalhar que se alinhem às expectativas e às necessidades de seu pessoal”.

Perdendo apenas para atrair e reter talentos da força de trabalho, ficou o foco na transformação digital (DX); 60% dos executivos pesquisados o citaram como o motor de crescimento mais importante nos próximos anos. Isso estava de acordo com pesquisas anteriores que a empresa realizou.

Com falta de talento, as iniciativas de DX serão ainda mais críticas para tirar o máximo proveito dos investimentos.

“A capacidade digital está no centro da execução, seja aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos, lançando novos produtos e serviços para consumidores ou mudando para relatórios de nível de investidor [governança ambiental, social e corporativa] em preparação para novos requisitos de divulgação”, disse a PwC.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.