Executivas formam aliança para fomentar participação de meninas em TI

Author Photo
2:37 pm - 30 de novembro de 2017

Com o intuito de fomentar a inclusão de mulheres na tecnologia, um grupo de executivas de TI, liderado por Cecília Marshall, diretora de Influencer Marketing para a SAP América Latina e Caribe, criou o “#SerMulherEmTechvamos inspirar e encantar?”.

O projeto conta com o apoio de importantes nomes do mercado de tecnologia da informação, como a presidente da SAP, Cristina Palmaka, Cristiane Vargas, IT Leader da Serasa Experian, Claudia Braga, da DXC, Cyntia Delabio, autônoma, e Regina Pistelli.

A ideia da iniciativa é encantar meninas com informações sobre as oportunidades de carreira em tecnologia, apresentando histórias de mulheres que optaram em seguir essa trilha e são apaixonadas pelo o que fazem. O desejo do grupo é ter outras meninas na mesma trajetória já que todas acreditam que a carreira na área pode ser a chave de realização de muitas aspirações.

Desde 2016 o grupo tem feito apresentações regulares em Escolas Públicas e ONGs compartilhando informações com meninas, sempre com a proposta de enriquecer o conhecimento em relação às oportunidades e desafios da área.

Segundo Cecilia, os encontros com as jovens nas escolas serão intensificados em 2018, somando cerca de dez. O encontro anual acontece nas instalações de uma empresa de TI. Em 2016 foi na SAP e neste ano será na CA Technologies.

Atualmente, o cenário de mulheres em TI é desafiador. Apenas 15% das cadeiras ocupadas nas universidades de Tecnologia são representadas por mulheres e a principal preocupação é que se o tema não for tratado em um futuro próximo não haverá diversidade. “Precisamos de atuar desde já como uma ação de longo prazo para quebrar as barreiras culturais e garantir que nossas meninas realmente ingressem nesse universo tão encantador que é a tecnologia”, apontam as idealizadoras do projeto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.