Ex-IBM, Agostinho Villela é novo CTO da Scala Data Centers

Na Scala, executivo irá trabalhar nos pilares de mitigação de risco, melhoria de qualidade, redução de prazo de entrega e maior eficiência

Author Photo
2:08 pm - 05 de novembro de 2021
Agostinho Villela CTO Scala Data Centers Divulgação/Scala Data Centers

A empresa de serviços de data center Scala Data Centers anunciou a contratação de Agostinho Villela para a posição de diretor de tecnologia (CTO). Na Scala, o executivo irá liderar iniciativas de automação e inovação. Ele irá trabalhar em quatro pilares principais: mitigação de risco, melhoria de qualidade, redução de prazo de entrega e maior eficiência.

“Com a entrada do Villela em nosso time executivo, damos um passo importante para que a inovação permeie toda a companhia de maneira profunda e transversal. Estaremos ainda mais focados em trazer inteligência aos processos, serviços e à operação de nossos data centers e, assim, melhor escalar a infraestrutura digital dos clientes”, afirma Marcos Peigo, cofundador e CEO da Scala.

Villela é graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. É um dos profissionais da América Latina a exercer a posição de Distinguished Engineer na IBM, uma das patentes mais altas na carreira técnica da companhia.

Villela conta com mais de 34 anos de experiência no mercado de tecnologia, tendo atuado com o estado da arte em inovação em segmentos como Software Defined Networks (SDN), Internet das Coisas (no inglês, IoT), Blockchain, Inteligência Artificial (IA), Computação Quântica e 5G.

“Avaliaremos uma ampla gama de opções tecnológicas, que pode envolver o emprego de aprendizado de máquina não-supervisionado, modelos preditivos para caracterizar e antecipar problemas, visão computacional para garantir o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em obras e data centers e até identificar que ação está sendo realizada pelas pessoas”, detalha Villela.

O executivo também foi fundador da garagem de inovação da IBM Brasil, em 2017, e do Brazil 5G Telecommunications Solutions Lab, em 2020. Villela é ainda professor visitante em Inovação Rápida na Fundação Dom Cabral, membro sênior da IBM Academy of Technology mundial e IBM Quantum Ambassador.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.