Ex-CIO da Vivo, André Kriger assume comando da FiBrasil

Empresa de fibra óptica criada pela Telefônica quer alcançar com fibra 5,5 milhões de residências e empresas em um modelo de atacado

Author Photo
3:19 pm - 02 de agosto de 2021
André Kriger, CIO da Vivo André Kriger (Foto: DIvulgação)

A FiBrasil, empresa de “fibra neutra” criada em março desse ano pela Telefônica  – e cujo controle foi comprado em julho pelo fundo canadense CDPQ – anunciou nesta segunda-feira (2) um novo CEO: André Kriger. O executivo era desde 2018 o CIO da Vivo, na qual ingressou em 2009. Na operadora também foi vice-presidente de experiência do cliente e diretor de produtos B2C.

A FiBrasil é uma empresa de rede de fibra óptica que comercializa infraestrutura. Tem entre os acionistas e criadores a Telefônica Brasil (com 25% de participação) e a Telefónica Infra (com outros 25%). O controle está nas mãos do CDPQ (com 50%).

Leia mais: 5 formas de construir uma cultura inclusiva para mulheres na TI

Ela é responsável pela infraestrutura de fibra óptica que alcança 1,6 milhão de domicílios no país. Nos próximos quatro anos, a empresa pretende “iluminar” 5,5 milhões de residências e empresas em um modelo de atacado, ou seja, oferecendo conectividade para operadoras e empresas de telecomunicações que queiram expandir cobertura no país.

Kriger começou a carreira na Positivo Informática, com passagens pelas consultorias Mercer e Oliver Wayman. Enquanto CIO da Vivo, foi reconhecido como um dos Executivos de TI do Ano de 2021 na categoria Automação de Processos (leia mais aqui) por um projeto de RPA.

É formado em administração pela FAE Business School de Curitiba (PR), com MBA em estratégia e empreendedorismo pela F.W. Olin Grad.School em Babson College em Wellesley, EUA.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.