Ex-CEO da Intel, Bob Swan entra para mundo de VC na Andreessen Horowitz

Executivo ajudará operadora de capital de risco a identificar novas oportunidades de investimento e proverá orientação para empresas do portfólio

Author Photo
6:24 pm - 20 de julho de 2021
bob swan intel Divulgação/Intel

Cinco meses após deixar a liderança da Intel, Bob Swan se juntará ao mundo do Venture Capital no Vale do Silício. O executivo será Growth Operating Partner da Andreessen Horowitz, companhia que possui hoje cerca de US$ 7,9 bilhões em ativos e gerencia dois fundos de crescimento.

No cargo, Swan será responsável por identificar novas oportunidades de investimento, irá compor conselhos executivos e proverá orientação para empresas no portfólio da investidora.

“Como alguém cuja humildade é incomparável entre os executivos de nossa rede, estamos entusiasmados com a experiência que Bob traz para a empresa, bem como com sua abordagem colaborativa para o trabalho”, escreveu David George, sócio-geral da Andreessen Horowitz, no anúncio, realizado nesta segunda-feira (20).

Veterano da indústria financeira, Swan ocupou a posição de diretor financeiro da Intel até 2018. Naquele ano, assumiu a posição de CEO da companhia de forma interina, após Brian Krzanich renunciar ao cargo. Swan também foi diretor financeiro do eBay, e teve passagens pela Electronic Data Systems, TRW, Webvan e GE

Após uma busca de sete meses sem resultado, Swan assumiu como CEO efetivo da Intel em janeiro de 2019. Durante sua gestão, a Intel enfrentou uma série de problemas no desenvolvimento de tecnologias para seus chips e perdeu espaço frente a concorrentes, como AMD e Nvidia.

No início deste ano, o executivo foi substituído por Pat Gelsinger, ex-CEO da VMware.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.