Modelo de negócio Everything as a Service é caminho sem volta

Não é novidade que a indústria de TIC passa por um momento de transformação. Revoluções como cloud computing, mobilidade e big data já são caminhos sem volta e estão mudando os modelos de negócio do setor.

Na prática, temos visto uma “onda de coisas” se transformando em serviços, em um novo tipo de conceito e mercado, o chamado EaaS – Everything as a Service, ou Tudo como Serviço. E neste processo, as empresas tradicionais devem se adaptar e se reinventar para não perderem espaço no mercado.

Durante painel sobre a tendência realizado nesta terça-feira (03/10) na Futurecom 2017, Fábio Pereira, diretor da Deloitte Brasil, ressaltou que o Tudo como Serviço aumenta a eficiência geral do mercado e enumerou alguns dos benefícios deste modelo. “Hoje as empresas precisam de agilidade, velocidade, para se destacar, e o EaaS oferece estes diferenciais, além de um ciclo de relacionamento mais longo com o cliente, provendo uma experiência mais valiosa”.

Paulo Zambroni, diretor de serviços digitais da Ericsson, especificou as vantagens às empresas de telecom. “O core das operadoras é criar produtos ao usuário final. Com o modelo as a service, se reduz a complexidade de projetos de OSS e BSS, por exemplo”, declarou, referindo-se aos sistemas de suporte à operação e ao negócio das prestadoras de serviços de telecomunicações.

Segundo Fernando Luciano, diretor de serviços de valor adicionado e inovação da Vivo, para o consumidor final, o novo conceito se traduz em “acessar, em vez de possuir”. “Quanto mais relevante o conteúdo, melhor a experiência do usuário”, salientou o executivo, acrescentando que a operadora tem trabalhado neste novo modelo de negócios há alguns anos.

Atualmente, as categorias mais populares de serviços se dividem em SaaS (software ofertado como serviço),  tipo de armazenamento online mais conhecido, utilizado, por exemplo, por servidores de e-mail; PaaS (plataforma como serviço), ambiente para hospedar e gerir um software; e IaaS (infraestrutura como serviço), que fornece acesso sob demanda à infra de TI.

 

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