Estudo: TI ganha cadeira nas discussões estratégicas sobre indústria 4.0

Pesquisa da KPMG mostra que a área de TI já é envolvida em discussões estratégicas e no roadmap da indústria 4.0

Author Photo
3:18 pm - 24 de julho de 2021
indústria, indústria 4.0

A indústria 4.0 está entre as três principais prioridades dos comitês executivos de 64% das manufaturas de grande porte e 61% das principais empresas de agronegócio do Brasil. É o que revela uma pesquisa realizada por KPMG e Stratica.

E diante da relevância do uso de dados na hora de pautar discussões estratégicas e reuniões operacionais de negócios, a Tecnologia da Informação (TI) passou a ser mais envolvida nessas decisões. Segundo o estudo, a área de TI já é envolvida em discussões estratégicas e no roadmap da indústria 4.0 em 79% das manufaturas e 93% das empresas de agronegócio. Outras áreas envolvidas são produção e engenharia (mais de 80% dos casos) e operações, serviços e logística (cerca de 50% dos casos).

“O objetivo da pesquisa foi mapear o cenário atual e as perspectivas na aplicação da Indústria 4.0 no Brasil, com base em estudo primário sobre nível de adoção, exemplos de casos de uso, benefícios, desafios e tendências de evolução”, pontuou Luiz Sávio, sócio-líder de indústria 4.0 KPMG no Brasil.

Leia mais: Seis em dez empresas digitalizaram contratações durante a pandemia

Dentre os 144 executivos participantes do levantamento, muitos enxergam a indústria 4.0 como uma evolução natural das empresas, no entanto, apontam o orçamento e as barreiras culturais como principais entraves. Por outro lado, os líderes das áreas industriais e de tecnologia e inovação avaliam que os projetos da indústria 4.0 têm maiores chances de sucesso quando aprovados nos conselhos e liderados com patrocínio do CEO.

Do total de entrevistados, 100 respondentes da pesquisa quantitativa e 60 da pesquisa qualitativa de profundidade, de 86 empresas diferentes. Ainda 46 executivos participaram de ambas as análises, 54 somente da pesquisa quantitativa e 14 somente das entrevistas qualitativas.

O estudo da KPMG e da Stratica pode ser visto nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.