Categories: Notícias

Estudo indica potenciais polos de tecnologia em São Paulo, além da capital e Campinas

Estudo conduzido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, traz um retrato sobre o setor paulista de software e serviços de TI e telecomunicações e mostra potenciais polos de tecnologia no estado além da capital.
O estudo revela que o segmento de software, composto por empresas de micro e pequeno portes, empregava 249 mil pessoas em 2012, distribuídas em 9.500 empresas no estado.
Sem surpresas, a cidade de São Paulo aparece em destaque, especialmente quanto ao desenvolvimento de software: a capital detém 19 das 25 empresas com mais de 500 pessoas ocupadas localizadas no estado.
Em seguida, as empresas instaladas em Campinas, somadas às companhias de grande porte baseadas em Jaguariúna e Americana, formam o segundo maior polo de software do estado. A análise dos empregos gerados no segmento de software entre 2008 e 2012 indicam a consolidação da região metropolitana de Campinas como centro de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
São José dos Campos e Ribeirão Preto aparecem como potenciais polos de tecnologia, graças ao crescimento expressivo na geração de empregos no segmento de software apresentado entre 2008 a 2012. No período, a participação das atividades de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda em São José dos Campos evoluiu de 7,8% para 17,2%, enquanto o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis subiu de 4,4% para 10,0%. Em termos absolutos, esses empregos saltaram de 145 para 804.
Já em Ribeirão Preto a participação das atividades de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis cresceu de 15,3% para 35,4% no mesmo período, passando de 126 para 808 pessoas ocupadas.
Outros destaques
A Seade identificou a concentração de algumas atividades especializadas na capital entre 2008 e 2012, de modo que dois segmentos apresentaram crescimento expressivo na participação do total dos empregos: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, que aumentou de 46,6% para 62,1%, e consultoria em tecnologia da informação, com crescimento de 44,8% para 54,6%.
A pesquisa também mostra que as empresas do setor de software e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações possui profissionais com alto nível de formação. Cerca de 47,4% das pessoas que trabalham no setor são graduados e pós-graduados, em comparação a 18,8% total de empregos no estado de São Paulo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

24 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago