Estudo da DOM Strategy Partners revela o grau de maturidade digital das seguradoras no Brasil
Levantamento aponta quais empresas irão conseguir evoluir ou ficarão para trás
A consultoria DOM Strategy Partners realizou um estudo para saber como está o grau de maturidade digital das principais seguradoras do Brasil. O objetivo é apontar quais empresas estão mais consolidadas em trazer conceitos de transformação digital em seu modelo de negócio e antecipar quais conseguirão evoluir e quais ficarão para trás.
Visão dos consumidores
A Bradesco Seguros, segundo a pesquisa, é, atualmente a que mais entrega transformação digital aos clientes como fator de vantagem competitiva. Avaliada de 0 a 5 por consumidores, conquistou nota 3,22 por ter uma atuação como plataforma, com ofertas nativas digitais, o digital como serviço, a visão do cliente como usuários e não só correntistas, aceleradoras de startups e inovação colaborativa.
Além da Bradesco, a lista traz estas companhias na seguinte ordem:
- Bradesco Seguros (3,22);
- Amil/ UH (3,14);
- Caixa + Youse (3,12);
- Sulamérica (3,09);
- Tokyo Marine (3,02);
- Santander (2,99);
- Porto Seguro (2,98);
- Itaú Seguros (2,93);
- BB-Mafre (2,91) e Liberty (2,84).
Visão do mercado especializado
Já sob a percepção do mercado especializado, ouvindo consultores e analistas securitários, a Youse foi a seguradora mais lembrada conquistando nota 3,22. Em seguida vieram Smarta, Bidu, Genial e Minuto Seguro todas com 2,22. Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e responsável pelo estudo “Régua da Transformação Digital no setor de seguros”, a sobrevivência do modelo de negócio das seguradoras dependerá do uso de elementos digitais em estratégias de competição e de relacionamento com o cliente.
- Youse (3,22);
- Smartia, Bidu, Genial eMinuto Seguro (2,22).
“Quem não evoluir, digitalizar os seus processos para se destacar em seu ramo de atuação e facilitar a vida dos seus usuários vai ficar para trás. Será uma espécie de seleção natural ocasionada pela transformação digital”, afirma Domeneghetti.