Estudo da DOM Strategy Partners revela o grau de maturidade digital das seguradoras no Brasil

Levantamento aponta quais empresas irão conseguir evoluir ou ficarão para trás

Author Photo
10:02 am - 04 de maio de 2018

A consultoria DOM Strategy Partners realizou um estudo para saber como está o grau de maturidade digital das principais seguradoras do Brasil. O objetivo é apontar quais empresas estão mais consolidadas em trazer conceitos de transformação digital em seu modelo de negócio e antecipar quais conseguirão evoluir e quais ficarão para trás.

Visão dos consumidores

A Bradesco Seguros, segundo a pesquisa, é, atualmente a que mais entrega transformação digital aos clientes como fator de vantagem competitiva. Avaliada de 0 a 5 por consumidores, conquistou nota 3,22 por ter uma atuação como plataforma, com ofertas nativas digitais, o digital como serviço, a visão do cliente como usuários e não só correntistas, aceleradoras de startups e inovação colaborativa.

Além da Bradesco, a lista traz estas companhias na seguinte ordem:

  1. Bradesco Seguros (3,22);
  2. Amil/ UH (3,14);
  3. Caixa + Youse (3,12);
  4. Sulamérica (3,09);
  5. Tokyo Marine (3,02);
  6. Santander (2,99);
  7. Porto Seguro (2,98);
  8. Itaú Seguros (2,93);
  9. BB-Mafre (2,91) e Liberty (2,84).

Visão do mercado especializado

Já sob a percepção do mercado especializado, ouvindo consultores e analistas securitários, a Youse foi a seguradora mais lembrada conquistando nota 3,22. Em seguida vieram Smarta, Bidu, Genial e Minuto Seguro todas com 2,22. Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e responsável pelo estudo “Régua da Transformação Digital no setor de seguros”, a sobrevivência do modelo de negócio das seguradoras dependerá do uso de elementos digitais em estratégias de competição e de relacionamento com o cliente.

  1. Youse  (3,22);
  2. Smartia, Bidu, Genial eMinuto Seguro (2,22).

“Quem não evoluir, digitalizar os seus processos para se destacar em seu ramo de atuação e facilitar a vida dos seus usuários vai ficar para trás. Será uma espécie de seleção natural ocasionada pela transformação digital”, afirma Domeneghetti.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.