Estudo: bem-estar digital de crianças em ensino a distância preocupa pais

Pesquisa da McAfee mostra que maioria dos pais está preocupada com segurança online dos filhos em EAD; 91% veem educação digital como papel da escola

Author Photo
3:00 pm - 17 de agosto de 2021
segurança

Com crianças mais tempo online durante a pandemia, os pais acenderam o alerta quanto à segurança online de seus filhos. Enquanto mais da metade das crianças em idade escolar tiveram que se adaptar às aulas online, mães e pães brasileiros passaram a se preocupar com a exposição dessas crianças a golpes (85%), compartilhamento de informações pessoais (85%), fakenews (81%), conteúdo ilegal (82%) e cyberbullying (79%), revela o estudo da McAfee divulgado nesta terça-feira (17).

Somente 34% dos pais não consideram que os riscos para a segurança online de seus filhos aumentaram, aponta a pesquisa, o que reforça que a maioria está finalmente levando isso a sério e procurando educar melhor as crianças sobre o bem-estar digital.

“Sabemos que muitos pais procuram tranquilidade online e estamos percebendo que estão cada vez mais conscientes dos perigos do mundo digital, por isso procuram escolas que os ajudem a educar os filhos sobre o comportamento online seguro. No entanto, é bom ver que muitos também estão fazendo o mesmo em casa e muitas vezes é o mais efetivo”, analisou Paula Xavier, líder de Marketing da McAfee para América Latina.

Diante do retorno gradual das aulas presenciais, 91% dos pais acreditam que seus filhos devem aprender sobre bem-estar digital e segurança online na sala de aula. No entanto, apenas 5% acreditam que educar os riscos sobre os riscos do ambiente online é de sua própria responsabilidade.

Mesmo assim, muitos pais já estão tomando algumas ações para proteger seus filhos. Dentre os pais brasileiros entrevistados, 36% estão adotando medidas para educar sua família sobre bem-estar digital e outros 17% optaram por adquirir uma nova proteção de segurança online.

“Levar os alunos de volta à escola com segurança é um imperativo para os pais após as interrupções do último ano letivo e essa preocupação se estende às condições sanitárias”, acrescenta Xavier.

Leia mais: Emicida abre IT Forum Trancoso nessa quarta (18); Saiba como assistir

Recomendações

Tendo em vista a importância do bem-estar digital para as crianças, a McAffe recomenda que os pais prepararem seus filhos para voltarem à escola com segurança. Para isso, os dispositivos que as crianças usarão para usarão para a escola ou lição de casa devem ser preparados com antecedência assim como a mochila. Desse modo, é necessário certificar de que os dispositivos estejam atualizados com as configurações mais recentes, incluindo soluções de segurança.

Acesso de casa também merece atenção. Os pais devem usar uma VPN quando as crianças acessarem serviços de aprendizagem online de casa para garantir a privacidade da conexão de internet com criptografia em nível de banco, e impedir que hackers roubem informações pessoais, como senhas ou dados.

A McAfee também enfatiza a importância de ensinar a responsabilidade pessoal. Uma vez que as fake news são vistas como um risco, é fundamental que eduquem seus filhos sobre notícias falsas e como identificá-las. Uma dica é pedir às crianças que questionem o conteúdo que leem ou chequem a veracidade para determinar se é confiável.

Por fim, o bem-estar digital deve ser debatido por toda a família na mesa de jantar. “Embora possa parecer um assunto enfadonho, é importante que as famílias discutam regularmente a segurança online em casa. Os pais devem conversar com seus filhos sobre como detectar um esquema de phishing, o que fazer se houver uma violação de dados e como manter o bem-estar digital”, sugere a empresa de segurança.

A pesquisa apresentada pela McAfee foi conduzida pela MSI International, que entrevistou pesquisa com mais de mil adultos no Brasil e em diversos países em abril, com idades entre 18 e 75 anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.