Estudo: agro é o terceiro setor com mais startups no Brasil

Pesquisa da Associação Brasileira de Startups mapeou 299 agtechs ativas no país, sendo que quase metade já recebeu investimentos

Author Photo
10:40 pm - 17 de junho de 2021
agronegócio, agricultura, agtech

O Brasil tem quase 300 startups de tecnologia agropecuária, sendo mais de 43% são relacionadas com soluções financeiras para o setor. Os dados fazem parte do ‘Mapeamento de Agtechs 2021 – Estudo das agtechs no Brasil e suas tecnologias’, promovido pela Associação Brasileira de Startups em parceria com a Dell.

As oportunidades de crescimento e expansão das agtechs, como são chamadas as startups do agro, seguem aquecidas, de modo que 47,1% delas já receberam investimentos no ano passado. Esse valor é quase o dobro da média geral em todos os setores de 26,7%.

O setor agrícola é um dos mais importantes do país, movimentando mais de 20% do PIB brasileiro em 2019. As agtechs respondem por quase 20% das startups brasileiras, perdendo apenas para educação e bem-estar.

Leia mais: IT Forum > Anywhere: Educação é o caminho para desatar inovação no Brasil

“Não resta dúvidas, que o futuro do agronegócio está totalmente atrelado a tecnologia, já que esta é a ferramenta base das soluções que vem revolucionando o setor, e o melhor caminho para verticalização da produção e garantir a escalabilidade das produções”, comentou Felipe Matos, presidente da Associação Brasileira de Startups.

O estudo divide as startups em três momentos da gestão agrícola: antes da porteira (atua na gestão agrícola), dentro da porteira (envolve produtores agropecuários) e depois da porteira (etapa pós-produção agrícola). A maioria das agtechs brasileiras estão na fase dentro da porteira (72,6%), seguida por depois da porteira (17,2%) e antes da porteira (10,2%).

“O segmento agro é um dos mais tradicionais e maduros, mas ainda com oportunidades para novas soluções e exponencial crescimento. E os resultados positivos deste estudo só comprovam esse promissor futuro”, analisou Ana Flávia Carrilo, coordenadora de Informação da Abstartups e responsável pelo levantamento.
De modo geral, o mapeamento identificou 299 agtechs ativas no país, sendo que mais da metade está em fase de validação e operação. O setor é majoritariamente dominado por empreendedores homens, com 85,4% dos fundadores do gênero masculino. Já o estado de São Paulo concentra 27,4% das agtechs, seguido por Rio Grande do Sul (17,2%) e Paraná (12,7%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.