Notícias

Estudo: 82% das PMEs se digitalizaram para acompanhar novos hábitos

A pandemia da COVID-19 tornou os pagamentos digitais mais presentes no cotidiano da população mundial, o que deve continuar este ano. No final de 2020, 82% das pequenas e médias empresas tinham adotado novas formas de tecnologia digital para acompanhar mudanças de hábitos de consumo. Em 2021 isso deve continuar, conforme indica um estudo da Visa realizado em novembro de 2020 no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Irlanda, Hong Kong, Cingapura, Rússia e Emirados Árabes.

Segundo as empresas ouvidas, adotar tecnologias de pagamento digitais corresponde a atender às expectativas do consumidor, o que tem exigido investimentos em segurança e proteção contra fraude (segundo 43%), aceitação de pagamentos via dispositivo móvel (35%) e parcelamentos para pagamentos online (42%). A pesquisa mostra ainda que a migração das micro e pequenas empresas (MPEs) para o comércio digital evoluirá esse ano, assim como os investimentos nesse tipo de solução.

Leia mais: 2020 aumentou pagamentos contactless e bancarização, aponta Mastercard

Essa demanda do consumidor também está aumentando o número de pequenas e médias empresas que adotam soluções de pagamento por aproximação. Se em junho de 2020 eram 30% as PMEs brasileiras aceitando esse tipo de pagamento, em novembro eram 55%. Dois em cada três (64%) acredita que os consumidores continuarão preferindo pagamentos por aproximação mesmo depois que a vacina estiver disponível.

Consumidor brasileiro

No Brasil, a maioria dos pequenos empresários (88%) alterou a forma de operar em três meses. Em junho, 50% estavam vendendo produtos e serviços online pela primeira vez devido à pandemia. Em novembro eram 58% – o Brasil supera a média global de 43%.

O consumidor brasileiro também é o mais propenso entre os pesquisados a dizer que apps de pagamento móvel são sua primeira opção de pagamento por aproximação (70%, contra 40% mundialmente).

O estudo da Visa, chamado “Back to Business’”, pode ser baixado (em inglês) neste link. Foi realizado pela Wakefield Research entre 13 e 25 de novembro de 2020 com 250 proprietários de pequenas empresas com até 100 empregados no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Rússia, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. A parte da pesquisa envolvendo consumidores foi realizada com mil adultos nos Estados Unidos e 500 adultos em cada um dos demais mercados.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago