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Estudo: 80% dos brasileiros usam WhatsApp para se comunicar com as marcas

Antes utilizados apenas para fins pessoais, os apps de mensagem vêm se tornando um importante canal de interação entre empresas e clientes. A prova disso é que a maioria dos brasileiros (80%) utiliza o Whatsapp para se comunicar com as marcas, segundo a pesquisa da Infobip, plataforma de comunicação omnichannel, conduzida pela empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time.

O estudo revela que os usuários recorrem ao app de mensagem para solicitar informações (82%), suporte técnico (68%) e compra de produtos e serviços (57%). O percentual é maior entre as pessoas das classes A e B (85%).

Outros apps também vêm conquistando os brasileiros, como o Telegram, que está instalado em mais da metade dos smartphones. Mais que a metade (55%) desses usuários realizam atendimento com as empresas para distintos objetivos.

Já o Instagram, presente em 82% dos smartphones, também têm simplificado a comunicação com as marcas. O app de fotos e vídeos hoje é um meio importante para vendas de produtos e serviços diretamente em sua plataforma.

“Garantir que a sua marca esteja fortemente posicionada onde estão seus clientes e futuros clientes, pode até parecer uma tarefa difícil, mas já existem soluções tecnológicas para isso”, afirmou Nestor Caratti, diretor de vendas para América Latina da Infobip.

Leia mais: Cultura ainda é entrave para transformação digital, mostra estudo

Diante dessa nova realidade, o executivo destaca que as empresas devem considerar as múltiplas plataformas de comunicação para estreitar o relacionamento com seus públicos, além de repensar as estratégias que destaquem as marcas e as tornem referência de experiência ao cliente, proporcionando todo o suporte necessário e um espaço dinâmico para a jornada de compras.

E para surpresa de muitos, a pesquisa também mostrou que o SMS não é coisa do passado. Em seis meses, o número de brasileiros que afirma receber SMS todos os dias ou quase todos os dias saltou de 44% para 48%. Este é um indicativo de que as estratégias otimizadas pelas marcas estão dando certo e os usuários estão, de fato, atentos às mensagens. “A comunicação omnichannel nunca foi tão necessária em um cenário com múltiplas possibilidades de interações digitais”, acrescentou Caratti.

Por fim, o aplicativo de mensageria Signal também deve entrar para o radar das empresas. Lançado em 2016, ele ficou conhecido no Brasil apenas no ano passado, de modo que hoje está instalado em 12% dos smartphones do país. A proporção de usuários do Signal que abrem o mensageiro todos os dias ou quase todos os dias subiu de 29% para 39%, enquanto o Facebook Messenger sofreu queda de popularidade de 79% para 76% entre o uso dos aplicativos no Brasil nos últimos seis meses.

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