Estudo: 75% acham que metaverso é apenas para os jovens

O metaverso tem o potencial de gerar 10 mil empregos em cinco anos, segundo dados compartilhados essa semana pela Globant. Tendo em vista que plataformas virtuais imersivas irão movimentar marcas, negócios e relacionamentos, o metaverso abre espaço para profissionais de diferentes áreas, para além da tecnologia.

A pesquisa realizada pela Globant com 834 profissionais de tecnologia dos cinco continentes aponta que as expectativas em relação ao metaverso são positivas e impactarão o trabalho. Dos entrevistados, 69% acreditam que o metaverso desempenha um papel crucial no trabalho remoto. Já 75% não acreditam que o metaverso seja voltado apenas para uma geração jovem.

De acordo com a Globant, investir em games se tornará um grande ponto focal para muitas organizações. “Distribuição, engajamento, teste e o aprendizado no espaço de games de hoje serão importantes para descobrir como se integrar aos metaversos do futuro, ou seja, o universo dos games tem sido um acelerador da tecnologia porque é uma maneira divertida das empresas interagirem com ele e obterem lucros de forma rápida. Gráficos 3D, realidade aumentada e realidade virtual começaram como tecnologias de games e rapidamente se tornaram muito mais do que isso. O mesmo está acontecendo com o metaverso”, avalia o estudo.

Entretanto, embora 73% das pessoas acreditem que o metaverso é acessível a elas, apenas 26% o experimentaram. O que é compreensível tendo em vista se tratar de uma nova tendência.

“Embora esteja em seus estágios iniciais, o metaverso está desafiando as organizações a preparar seus negócios para este novo mundo”, disse Diego Tártara, diretor de tecnologia da Globant.

“O metaverso é a próxima evolução de nossas interações sociais”, disse Matías Rodríguez, vice-presidente de tecnologia do Metaverse Studio da Globant. “Muitas marcas já exploram o espaço e criam experiências inovadoras. Ainda assim, entendemos que as empresas precisam de uma visão integral de sua existência dentro do metaverso para obter sucesso”.

De acordo com o Gartner, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso trabalhando, fazendo compras, em sua educação, nas redes sociais e/ou entretenimento.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

15 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

15 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago