Estudantes criam site sobre chuvas para minimizar desastres

Author Photo
10:00 am - 29 de dezembro de 2016
Estudantes criam site sobre chuvas para minimizar desastres

O projeto é pioneiro e tem como objetivo diminuir o risco de desastres por meio da ação conjunta entre poder público, sociedade civil, escolas e empresas. Para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a experiência pode servir de referência para outros municípios vulneráveis do País.

Para ampliar a participação da população no projeto Pluviômetros nas Comunidades, uma equipe de alunos e professores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da São Paulo (Unifesp) desenvolveu uma página na internet para disponibilizar informações e análises dos dados sobre chuva registrados pelos sete pluviômetros semiautomáticos instalados em Lorena (SP).

A página PluviApp faz parte do projeto Lorena Resiliente, uma parceria entre a prefeitura e o Cemaden, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O site possui interface de fácil acesso e de simples navegação com diversas informações sobre os pluviômetros semiautomáticos, sua localização geográfica e dados coletados em cada equipamento. Apresenta também gráficos e análise da evolução das chuvas por período.

“Só com uma rede eficiente, que envolve vários atores de diferentes áreas do conhecimento, termos informações sobre os impactos que as chuvas podem causar na cidade, fazer gestão de riscos e elaborar planos de ação. A experiência adquirida servirá como referência para que o Cemaden possa expandir a metodologia para outros municípios vulneráveis”, explicou o meteorologista Giovanni Dolif, do Cemaden.

* Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.