Estratégias de startups podem ajudar grandes organizações a serem mais ágeis

Felipe Barreiros, CEO da Mastertech, deu dicas de como promover ações comumente utilizadas por startups

Author Photo
8:01 pm - 17 de outubro de 2018
Felipe Barreiros Felipe Barreiros profere palestra no IT Forum Expo

Adotar táticas comumente usadas por startups pode ser um grande trunfo para empresas promoverem uma transformação positiva em seu dia a dia e, consequentemente, colher os lucros disso. É o que defendeu hoje Felipe Barreiros, CEO da Mastertech, na palestra “O Jeito Startup nas grandes organizações”, no IT Forum Expo.

“Pensamos em como aplicar pensamentos de uma startup dentro de uma grande organização ou mesmo de uma organização de dez, 15 anos, que precisa de mudanças e de maior agilidade”, afirmou o especialista.

Com a popularização das startups no Brasil e a entrada de seus produtos nas grandes organizações, estamos vendo uma real transformação na maneira que os colaboradores se interagem, como os projetos são liderados e como as pessoas são gerenciadas.

Na palestra, o especialista apresentou dados e insights extraídos das mais de 50 entrevistas com empreendedores, fundadores, diretores de empresas e executivos sobre como a transformação iniciada pelas startups está mudando o dia a dia das organizações.

Quebrar o padrão mental

O palestrante citou oito dicas importantes para esse processo, entre elas quebrar o padrão mental a respeito do assunto (por exemplo, o de achar que startups são só de ‘molecada’ ou só lidam com tecnologia), forçar-se a crescer rápido e a falhar rápido, além de saber quem é preciso e em qual momento.

Felipe Barreiros é empreendedor e CEO da Mastertech, startup focada em ensinar habilidades do século 21 em larga escala. Antes de fundar a Mastertech, fundou a Maratona de Aplicativos – projeto que ensinou mais de 15 mil jovens a programar – e trabalhou em gigantes de tecnologia como HP e Microsoft. Formado em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e fez cursos na Hyper Island e Singularity University. Hoje, dedica-se a criar produtos e serviços que acelerem grandes empresas à velocidade de startups.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.