Notícias

Estratégias de segurança evoluem para proteger os usuários digitais

A velocidade é um fator chave para serviços financeiros. As pessoas querem que tudo aconteça mais rapidamente, seja na gestão financeira de uma complexa remessa internacional ou no acesso imediato a um cheque depositado.

A recente pesquisa trimestral de consumidores da Fiserv ressalta o desafio para as instituições financeiras. De acordo com “Expectations & Experiences: Consumer Payments”, 50% dos consumidores consideram o “tempo real” em transações financeiras como “imediatamente”. O mesmo estudo mostra que as principais preocupações de segurança dos consumidores com relação a contas são roubo de identidade e violações de dados.

As pessoas querem imediatismo sem abrir mão da segurança. Essa expectativa irá incitar ainda mais as instituições financeiras a introduzirem serviços financeiros mais rápidos. E, junto com a maior velocidade, vem novas frentes na luta contra a fraude. Uma grande tendência a ser observada à medida que as instituições financeiras equilibram velocidade e segurança é a detecção de fraude em tempo real.

O tempo real oferece uma riqueza de oportunidades para a indústria e para os consumidores, mas existem riscos inerentes a qualquer evolução nos serviços financeiros. À medida que o dinheiro se move mais rapidamente, detectar e interromper as transações ruins exige maior urgência.

Com pagamentos mais rápidos, o tempo de início até a disponibilidade de dinheiro leva segundos, em vez de minutos ou horas. Levando em conta, portanto, todas as etapas de processamento, cada uma deve ser concluída no máximo em um segundo, incluindo validação, contabilidade e detecção de fraudes.

A tecnologia de hub de pagamento permite o gerenciamento de todos os tipos de pagamento em uma única plataforma e promete melhor análise de risco, liquidação mais rápida, menores custos de roteamento e uma visão em tempo real das transações. Ainda assim, como todos esses pagamentos estão fluindo rapidamente através de um hub central, as instituições financeiras precisam monitorar fraudes na mesma velocidade.

As instituições financeiras estão bem conscientes de que os consumidores esperam serviços financeiros mais rápidos. Isso não é um novo conceito, mas a introdução desses serviços será acelerada a partir de agora, transformando o que tem sido uma mentalidade basicamente estratégica em tática.

*Andrew Davies é diretor de Desenvolvimento de Negócios, Soluções Financeiras e Gerenciamento de Risco da Fiserv

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

9 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

10 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

12 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

13 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

14 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

14 horas ago