Estratégias de engajamento de funcionários que funcionam

“Minha missão na vida é ajudá-lo a manter seu talento – não perdê-lo” — Dra. Beverly Kaye

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4:30 pm - 04 de maio de 2022
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Os últimos dois anos trouxeram grandes desafios aos talentos de TI de longa data. Dos desafios de liderar equipes remotas, passando pelo esgotamento e pela Grande Demissão, a questão central na mente dos líderes de TI é como reter os melhores talentos.

Em uma apresentação interativa no recente Future of Work Summit do CIO, a Dra. Beverly Kaye abordou essa questão de frente, oferecendo lições importantes de seus anos de pesquisa e redação sobre o tema retenção de talentos.

A Dra. Kaye é CEO e fundadora da Bev Kaye & Company, onde presta consultoria a empresas sobre temas como desenvolvimento de carreira, engajamento de funcionários e retenção. Ela é autora do livro best-seller “Love ‘Em or Lose ‘Em: Getting Good People to Stay”, agora em sua sexta edição, entre outros livros, incluindo “Up is Not the Only Way” e “Help Them Grow or Watch Them Go”.

Sobre porque os funcionários ficam:

Quando analisamos todos os nossos dados sobre por que as pessoas ficam, descobrimos que são essas áreas específicas que permitem construir uma cultura de crescimento e desenvolvimento.

E foi isso que descobrimos: se as pessoas não sentirem que estão crescendo, não vão ficar. Se as pessoas não sentem que seus líderes se preocupam com seu crescimento, que se preocupam em cultivá-los exatamente onde estão, que se preocupam com as pessoas sabendo que os colaboradores têm várias opções, que  no minuto em que você traz alguém novo, é melhor você recomeçar o recrutamento, porque outros também querem essa pessoa agora.

Sobre a construção de conexões:

Eu nunca vi mais caça furtiva, mais agarrar os altos-voadores de outra organização, do que estou vendo agora. E estou vendo fortemente que as pessoas querem esse link. Elas querem essa conexão – que muitos delas não estão conseguindo agora – porque muitas delas são remotas. Então, o que você está fazendo para construir essas conexões entre as pessoas? O que você está fazendo com suas equipes?

E eles querem ser orientados, o que significa que eles querem que você lhes dê alguma atenção. E quando escrevo sobre mentoria no livro, digo: “Tudo o que significa é você Modelar, você Incentivar, você Nutrir, e é você ensinar a realidade organizacional”. Você diz ao seu próprio povo como tem sido para você e como pode ser para eles. E você também garante que eles estejam atentos às oportunidades. Que, embora a Covid tenha atingido duramente, existem oportunidades – várias oportunidades – para eles crescerem.

Todo novo recruta está pensando nessas coisas. Eles estão pensando: Este será um trabalho que me fará crescer? Será este um trabalho que me oferecerá múltiplas oportunidades? Vou me conectar aos meus colegas mesmo estando remotos? Eles estão pensando nessas mesmas coisas. E quanto mais você souber sobre em qual eles estão pensando, melhor.

Sobre a importância do reconhecimento:

O que ouço durante a Covid agora – ainda mais do que nunca – é “quero que meu gerente repense algumas das regras não escritas e até escritas em nossa organização. Eu quero que eles lutem por mim, pelo que eu preciso”. Eles também estão dizendo: “Eu quero ser notado. Quero ser recompensado”.

As pessoas querem que você as observe. Proporcionar reconhecimento significa reconhecer, verbalizar e mobilizar. Deixe-os saber quando você os vir fazendo algo grande, e mesmo quando você os vir dando um passo em falso. E talvez isso seja sobre a verdade. Eles querem que você dê feedback contínuo. E eles querem saber como estão indo e o que podem fazer para mudar. E o que eu ouvi – tão fortemente, durante esses últimos dois anos, durante a Covid – eles realmente querem que você ouça.

Ao criar a cultura, os funcionários desejam:

Mais do que nunca, agora em um ambiente de trabalho remoto, os funcionários estão sentindo que não estão recebendo todas as informações que deveriam receber, mesmo que sintamos que as estamos divulgando. Portanto, as perguntas que os gerentes precisam fazer são: “De que informações você precisa para fazer o trabalho? Para entender para onde estamos indo, como organização? O que mais posso fornecer?” Eles querem essa informação.

E eu vi esse ‘pop’ ainda mais durante a Covid. Eles querem que você incentive aquilo que eles são apaixonados. Acho que para cada funcionário, há algo sobre o que eles fazem que mais os excita. Você precisa saber o que é. Você precisa perceber o que é. E você precisa incentivá-lo.

Espaço. Eles querem mais espaço do que jamais quiseram e receberam um tipo diferente de espaço. Então, quando eles voltarem para o mundo híbrido, você perguntará a eles: “O que você sente falta do que tinha, quando trabalhava fora de casa? E como podemos fazer isso acontecer para você aqui?” A cultura ganha vida pela sua atenção a tudo isso.

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