Categories: Notícias

Estratégia de comércio digital deve ser holística para garantir vantagem competitiva

Organizações que conseguirem desenvolver, implementar e executar com êxito uma estratégia de comércio digital holística irão obter e manter vantagem competitiva, de acordo com análise feita pela IDC.

A consultoria define comércio digital como a interação entre múltiplos players impulsionada pela terceira plataforma (serviços em nuvem, analytics, mobile e social), com o intuito de trocar conteúdo ou produtos por outras formas de valor como pagamentos.

Para Vanessa Thompson, vice-presidente de pesquisa da Communities & Collaboration da IDC, clientes da era digital (que engloba consumidores, negócios, funcionários e parceiros) buscam olhar para interações com parceiros de comércio de forma a limitar o atrito, promover empoderamento e entregar uma experiência excepcional.

“Participantes do comércio digital possuem expectativas altas com relação a marketing e transações, bem como baixa tolerância para práticas mal feitas de marketing, preço, e abordagem de vendas”, afirma. “A noção de que podemos realizar transações onde e quando quisermos está acelerando as expectativas de resposta do cliente e abordagens comércio leves, como comércio de conversação, que, em breve, se tornará onipresente.”

Para se dar bem nesse cenário, a IDC recomenda atenção para quatro pilares importantes: pessoas, processos, tecnologia e visão. Ao avaliar o nível que se encontram em cada fase, líderes podem melhor determinar o quanto caminharam em sua estratégia digital, bem como pontos fortes, pontos fracos e áreas para melhorias.

Ainda de acordo com a consultoria, ter uma plataforma moderna e flexível para o comércio digital deve ser prioridade, e o sucesso exige que cada uma das dimensões do modelo sejam endereçadas abertamente .

“O comércio digital está sendo continuamente definido e reinventado por tecnologias da 3ª plataforma e, enquanto a tecnologia desempenha papel extremamente importante na diferenciação competitiva, ela sozinha não é garantia de sucesso”, sinaliza Vanessa.

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

10 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

11 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

11 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

12 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

14 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

14 horas ago