Notícias

Estônia facilita registro de residência digital para brasileiros

Conhecida pelo seu programa de residência digital, que permite que cidadãos de qualquer país do mundo gerenciem negócios na União Europeia online e a partir de qualquer localização, a Estônia anunciou a abertura de seu primeiro ponto de coleta documentos no Brasil.

Localizado em São Paulo, o espaço permitirá que empreendedores remotos e freelancers na região aspirantes à residência digital do país europeu coletem suas carteiras de identidade digital no ponto físico. Até então, o ponto de coleta mais próximo para retirada de documentos era Portugal.

O Brasil tem hoje o maior número de aplicações à e-Residency da América do Sul. Ao lado de Bangkok (Tailândia), Cingapura e Joanesburgo (África do Sul), a cidade brasileira foi identificada como um dos ‘hotspots’ de trabalho remoto e, por conta da pandemia da Covid-19, foi selecionada para receber um ponto de coleta e facilitar o processo de residência eletrônica.

Leia também: Recordes de tráfego: dois exemplos da explosão de dados no Brasil em 2020

“Estamos muito animados com o anúncio de nossos novos pontos de coleta na África, América do Sul e Ásia. Expandir nossa rede digital e física e também capacitar negócios são sempre uma prioridade para nós, e este lançamento está em andamento há algum tempo”, diz Lauri Haav, diretor executivo da e-Residency. “Empreendedores, empresários e freelancers de todo o mundo têm muito a oferecer e esperamos que tornar o processo mais fácil para ingressar na e-Residency incentive mais deles a nos escolher para ajudar no crescimento de suas empresas.”

Lançado em 2014 pelo governo da Estônia, o programa e-Residency disponibiliza uma ID digital estoniana para cidadãos de outros países. Com ela é possível abrir e administrar uma empresa remotamente, solicitar uma conta bancária comercial e cartão de crédito, conduzir um banco eletrônico, usar provedores de serviços de pagamento internacionais, declarar impostos e assinar documentos digitalmente.

O e-Residency, no entanto, não fornece cidadania, residência fiscal, residência física ou o direito de viajar para a Estônia ou União Europeia aos participantes. Existem atualmente mais de 80.000 e-residentes de 170 países diferentes. Nos últimos sete anos, os residentes eletrônicos fundaram 17 mil empresas na Estônia, gerando 2 mil contratações.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago