Notícias

Estas são as propostas da IBM para regular a inteligência artificial

Representantes da indústria de tecnologia estão aumentando o coro ao redor da necessidade da regulação da inteligência artificial. Depois de o Google, por meio de seu CEO Sundar Pichai, alertar a urgência de uma regulação global da tecnologia, a IBM também reforçou a importância do tema. Segundo informações da Bloomberg, a gigante pediu regras para eliminar os vieses da inteligência artificial. O objetivo é amenizar as preocupações de que a tecnologia tenha como base práticas discriminatórias que prejudiquem mulheres, pessoas com deficiência, idosos e outras minorias. Na visão da companhia, a indústria e os governos devem desenvolver conjuntamente padrões para medir e combater as possíveis discriminações.

Leia também na IT Trends

Na última terça-feira (21), a IBM divulgou propostas políticas para encontrar um consenso sobre regras que podem ser mais rigorosas do que as desejadas pela indústria, mas que sejam menos rígidas do que as imposições que os governos podem determinar.”Parece-nos bastante claro que a regulamentação governamental de inteligência artificial é a próxima fronteira na regulamentação de políticas tecnológicas”, disse Chris Padilla, vice-presidente de assuntos regulatórios e governamentais da IBM.

O que a IBM recomenda

As recomendações da IBM pedem que as empresas trabalhem com os governos para desenvolver padrões sobre como garantir, por exemplo, que os negros tenham acesso justo à habitação. Segundo a companhia, os algoritmos que se baseiam em dados históricos podem ter sido distorcidos por fatores discriminatórios, o que deve ser avaliado. A IBM também sugere que as empresas nomeiem oficiais de ética em IA, realizem avaliações para determinar quanto dano um sistema de inteligência artificial poderia causar e mantenham a documentação sobre os dados para que as decisões possam ser explicadas.

As preocupações com a IA e o machine learning envolvem desde a identificação de pessoas em filmagens de câmeras de segurança até a determinação de taxas de hipoteca. Para os especialistas, a IA é fundamental para o futuro de muitas empresas de tecnologia, incluindo a IBM, mas suscita questões polêmicas, como substituição de empregos e ampliar as disparidades existentes em áreas como aplicação da lei, acesso a crédito e contratação.

A IBM vem trabalhando com o governo Trump na sua abordagem de regulamentação da IA. No início deste mês, a Casa Branca emitiu diretrizes para o uso da tecnologia por agências federais. Na semana passada, um grupo bipartidário de senadores dos EUA divulgou um projeto de lei destinado a aumentar o financiamento público e privado para a IA e outras indústrias do futuro.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago