Estaria a Microsoft sendo insistente demais com o Windows 11?

O Windows 11 não deve ser magicamente (ou misteriosamente) instalado em um PC com Windows 10. Mas alguns usuários continuam dizendo isso aconteceu

Author Photo
9:15 am - 09 de novembro de 2021
windows-11

Há um segredinho que os administradores de rede não querem que você saiba: quando você diz “algo aconteceu” no seu computador, há uma boa chance de não acreditarmos em você. Você vai jurar que não clicou em nada, não pressionou um botão ou fez apenas uma coisa. Como administradores cansados, concordaremos que os computadores são maus e muitas vezes fazem coisas espontaneamente.

Mas, muitas vezes, estamos convencidos de que você clicou em algo e tudo o que aconteceu foi autoinfligido. Claro, podemos culpar o problema em algo que a Microsoft fez – enquanto pensando com nós mesmos: “Você claramente clicou em algo”. (Muitas vezes, é apenas quando podemos olhar o que você está vendo no sistema do seu computador, ou revisar os arquivos de registro, que podemos realmente determinar o que aconteceu.)

Mas há aqueles outros momentos em que um número suficiente grande de pessoas descreve comportamentos semelhantes com frequência suficiente para que realmente pensemos que algo está acontecendo.

Exemplo disso: o comportamento de atualização da Microsoft. Vamos começar com a Microsoft implementando o KB5005463 – o aplicativo PC Health Check – em máquinas com Windows 10. Ele está sendo instalado até mesmo em PCs que não têm o processador necessário para suportar o Windows 11.

Para piorar a situação, a ferramenta PC Health não pode ser desinstalada através do painel normal de histórico de atualização; você tem que percorrer os aplicativos e recursos para localizá-lo e removê-lo do sistema. Esta não é uma atualização sendo oferecida. É uma que está, obviamente, sendo empurrada. Dado que a maioria dos usuários provavelmente não está executando PCs que suportam o Windows 11, a adição da ferramenta apenas joga esse fato em nossa cara.

Parece um pouco agressivo.

A seguir estão os relatórios interessantes que vi sobre o Windows 11 sendo instalado em sistemas em que um usuário não aprovou a instalação. (Sim, houve casos em que as pessoas se inscreveram no programa interno da Microsoft e o Windows 11 foi instalado. Parece que o usuário aprovou a atualização inadvertidamente. Mas, em outros casos, o gatilho de instalação do Windows 11 é muito menos óbvio).

Eu escrevi na semana passada sobre como você pode reverter para o Windows 10 se, de alguma forma, recebeu o Windows 11 e não deseja mantê-lo. E pedi a qualquer pessoa que tenha recebido o Windows 11 inadvertidamente que me contatasse. Houve várias respostas de leitores; em um caso, o autor da postagem disse: “O Windows 11 começa a ser instalado sem intervenção do usuário”. Outro usuário disse que clicou no botão “Check for Updates”, que acionou a instalação do Windows 11.

E aí está minha recomendação para aqueles que não querem atualizações – e especificamente, o Windows 11 – atrapalhando sua experiência de computação. Eu tenho uma regra em patching: nunca, nunca clique na opção “Check for Updates” [ou “Verificar Atualizações”] no Windows 10. Fazer isso, na verdade, significa que “se há alguma atualização pronta para ser instalada, vá em frente e instale-a”. Pode ser confuso, especialmente para aqueles que estão acostumados com o Windows 7, onde você pode verificar se há atualizações e simplesmente revisar os patches.

No Windows 10, a menos que você tenha definido adiamentos de recursos, sempre que clicar em “Verificar Atualizações”, você receberá as atualizações que a Microsoft considera “atualizações de visualização” – correções não relacionadas à segurança que a Microsoft lança antes do próximo mês para os administradores testarem. Na maioria das vezes, essas atualizações de visualização não são prejudiciais. Mas eles podem não ser tão testados quanto você e eu gostaríamos, por isso não recomendo instalá-los.

Orientação para profissionais de TI

Para administradores de TI que desejam ter certeza de que seus usuários não podem ignorar suas configurações e instalar o Windows 11, saiba que se suas máquinas forem gerenciadas por Windows Software Update Services, SCCM ou outras ferramentas de gerenciamento de patch, o Windows 11 não será oferecido para seus sistemas gerenciados. Você precisa fazer um esforço concentrado para implantar o Windows 11 nesses ambientes. Mas nesta era de trabalhar em casa, onde alguns computadores não são gerenciados e, em vez disso, corrigidos por meio da atualização do Windows, você pode fazer mais um ajuste em sua frota remota.

setdisableaccess 100909916 large
Uma chave de registro pode remover o acesso ao botão “Verificar Atualizações” (Reprodução/ComputerWorld)

Você pode enviar uma chave de registro que removerá o acesso ao botão Verificar atualizações para que os usuários finais não possam clicar nele inadvertidamente:

Registry Hive HKEY_Local_Machine
Registry Path HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate
Value Name SetDisableUXWUAccess
Value Type REG_DWORD
Enabled Value 1

(Observe que você precisará adicionar esta chave de registro dword ou tê-la adicionada usando suas ferramentas de implantação de registro.)

O botão Verificar atualizações ficará acinzentado. Se desejar reativá-lo, simplesmente remova a chave SetDisableUXWUAccess e o botão estará novamente acessível.

disabled 100909915 orig
O botão “Verificar Atualizações” do Windows 10 pode ser desativado (Reprodução/ComputerWorld)

Para usuários corporativos que desejam instalar o Windows 11, eu ainda recomendo fortemente que você espere pelo menos alguns meses para que os bugs sejam resolvidos. Este é um momento para testar o Windows 11, não implantá-lo.

A Microsoft está hospedando sua conferência anual Ignite IT Professional esta semana, e muitas das sessões enfocam o uso, implantação e gerenciamento de sistemas Windows 11. Muitas das sessões estão sendo gravadas e estarão sob demanda para visualização posterior. Este será um bom momento para começar a revisar todas as sessões do Windows 11 no Ignite para saber mais e começar a testar o Windows 11.

Se você é um usuário que recebeu inadvertidamente o Windows 11 e não clicou em nada, peço novamente que entre em contato comigo pelo e-mail [email protected]; eu realmente gostaria de ver o que aconteceu. O Windows 11 deve ser oferecido – não empurrado – para computadores qualificados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.