Notícias

Essas dicas vão fazer o seu currículo ser notado

Você sabia que leva apenas cerca de sete segundos para um recrutador decidir se você é a pessoa certa para uma posição? Esta informação vem de pesquisas de rastreamento ocular. Para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho ou procurando fazer um novo emprego, é preciso encontrar maneiras de se destacar da multidão. Nesse cenário, algumas dicas para turbinar o currículo são sempre bem-vindas.

Veja abaixo algumas instruções diretas de especialistas em recrutamento focados em trabalho remoto, bem como diversidade, equidade e inclusão (DEI), para se destacar na procura por vagas, especialmente durante esta pandemia.

Seja mais inteligente que os robôs

Recrutadores podem não ser os únicos que você precisa para impressionar. As organizações estão usando cada vez mais a automação para selecionar currículos, por isso é importante que os candidatos usem palavras-chave que também são encontradas na descrição real do trabalho. Resumindo, cada vez mais ferramentas de inteligência artificial estão sendo usadas para combinar a linguagem do seu currículo com a do anúncio de emprego. Isso significa que, ao se candidatar a qualquer emprego você deve prestar atenção ao que a empresa escreveu, desde a descrição geral até as qualificações. A linguagem que eles usam é intencionalmente elaborada para destacar as habilidades e experiências que procuram, portanto, inclua essa linguagem em seu currículo. Se você fizer isso, terá uma chance melhor de passar seu CV pelo processo de triagem inicial.

Simples e de bom gosto

Nada de CVs cheio de firulas. Layouts de design excessivamente confusos ou formatados de forma não convencional podem ser atraentes para o olho humano, mas pode ser um desafio para sistemas automatizados encontrar palavras-chave nesses currículos, e isso pode sair pela culatra para o candidato. Se você quer mostrar seu lado criativo, uma boa alternativa pode ser fazer um portfólio online. Esta é uma ótima maneira de destacar sua carreira e experiência por meio de um conteúdo colorido e atraente. Inclua um link para seu perfil em seu currículo. Outra opção é usar uma plataforma de gravação baseada em nuvem para fazer um vídeo personalizado que pode ser vinculado ao seu currículo.

Mostre suas habilidades

Seu currículo deve contar uma história sobre porque você é o mais adequado para a função. E como todas as grandes narrativas, deve começar com um gancho. Abaixo do seu nome e cargo, inclua um resumo sobre o que você tem a oferecer e quem você é como profissional, bem como uma seção de habilidades principais destacando seus pontos fortes, com foco naqueles que são mais relevantes para o trabalho. Para a seção de habilidades principais,é recomendado destacar todas as habilidades de trabalho remoto, uma vez que muitas funções estão se tornando pelo menos parcialmente, se não totalmente remotas.

Uma seção de habilidades de tecnologia mostra sua capacidade de trabalhar com e por meio de várias plataformas, por exemplo. Também certifique-se de incluir todos os programas relacionados a negócios com os quais você está familiarizado (Microsoft Word e Excel, Salesforce, WordPress) e quaisquer ferramentas de colaboração remota que você se sinta confortável em usar, como programas de chat (Slack, Teams, Google Chat), compartilhamento de arquivos (Dropbox), colaboração de documentos (Box, Google Drive) ou tecnologias de videoconferência (Skype, Zoom).

Leia também: Social Selling inova modelo de vendas da Natura e acelera inclusão digital

Não restrinja a experiência de trabalho apenas a negócios

Considere incluir os principais projetos e trabalhos que fez enquanto estudante, no caso de não ter experiência. Projetos em grupo e grandes trabalhos de pesquisa podem envolver os tipos de habilidades que muitos empregadores procuram: comunicação, habilidades de escrita, gerenciamento de tempo, foco, gerenciamento de projetos, trabalho em equipe e pesquisa, por exemplo. Pode ser difícil decidir onde colocar esse tipo de experiência em seu currículo, mas se o trabalho que você fez ocorreu em grande parte em um ambiente acadêmico, os especialistas recomendam listá-lo separadamente em uma seção “Experiência relevante”.

Use títulos como parceiro de pesquisa, líder de estratégia ou gerente de projeto e deixe claro todas as restrições de tempo a que estava vinculado para enfatizar que você se sente confortável trabalhando em um prazo. Os possíveis empregadores podem ficar impressionados com sua capacidade de usar aprendizados da sala de aula no mundo real e comunicar valor além do escopo de uma tarefa. Também é importante destacar apenas os projetos que são relevantes para uma função potencial.

Utilize números da carreira

Dizer que você ajudou a aumentar o faturamento de uma empresa de R$ 1 milhão para R$ 2 milhões, é muito mais impressionante do que dizer que contribuiu com o crescimento de 20% no mercado, ja que isso também mostra a profundidade de seu sucesso ao citar fatos frios e concretos. Ninguém pode argumentar contra números. As métricas são essenciais para contar a história de sucessos anteriores. Portanto, mantenha o controle de todos os marcos quantificáveis que você já atingiu em sua função, projeto ou estágio atual. Você nunca sabe quando precisará reunir dados para apoiar um aplicativo de emprego ou entrevista. Mantenha esta prática mesmo depois de conseguir um emprego. Você pode usar números para justificar por que merece uma promoção ou um aumento na linha.

Mantenha sua carta de apresentação pessoal

Primeiro, dirija-se ao leitor da sua carta pelo título real dele. Ou seja, ao invés de começar com “A quem isso pode interessar”, busque o cargo real do recrutador. Normalmente, você pode encontrar essas informações no LinkedIn. Também Fale com os funcionários atuais em funções semelhantes. Lembre-se, porém, de que a rede online não é diferente da rede da vida real, então se apresentar logo no início geralmente não é uma boa ideia.. Dedique um tempo para construir confiança e se envolver com outras pessoas de uma forma sólida. Deixe as pessoas saberem que você está disponível e que adoraria ser considerado para uma abertura atual (ou futura).

Ao começar a redigir sua carta de apresentação, pense no que seu leitor provavelmente se importará. Estude o site da empresa e veja sua declaração de missão. Pesquise a empresa para estar atualizado sobre quaisquer notícias ou menções na mídia. Verifique suas contas de mídia social para ver do que estão falando. Revise as publicações em seu campo de interesse, observando quaisquer mudanças na indústria que possam ser relevantes para mencionar. Tudo isso o ajudará a entender melhor as necessidades, valores e interesses da organização. Agora pergunte-se: “Sabendo disso, como posso contribuir para essas áreas se for contratado para a função? O que torna minha contribuição única?” e escreva isso em sua carta de apresentação.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

18 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

18 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

19 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

19 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

20 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

21 horas ago