Esqueça o escritório tradicional: trabalho híbrido veio para ficar

Estudo levantado pelo Gartner aponta que maioria dos líderes planeja equilibrar home office com trabalho presencial nos escritórios

Author Photo
9:25 am - 27 de julho de 2020

Mesmo após a flexibilização das medidas de quarentena serem adotadas em maior escala, um estudo do Gartner aponta que os escritórios como conhecíamos não deverão ser mais os mesmos. Segundo relatório recente da consultoria, 82% dos líderes empresariais planejam permitir que os funcionários continuem trabalhando em casa pelo menos uma parte do tempo. Enquanto 47% planejam permitir que os funcionários o façam permanentemente.

Entretanto, gerenciar uma força de trabalho híbrida será um desafio para a maioria das empresas entrevistadas.

“A pandemia da Covid-19 provocou um enorme experimento no trabalho remoto generalizado”, disse Elisabeth Joyce, Vice-presidente de Consultoria da Prática de RH do Gartner. “Enquanto os líderes de negócios planejam e executam a reabertura de seus locais de trabalho, eles estão avaliando arranjos de trabalho remotos mais permanentes como uma maneira de atender às expectativas dos funcionários e criar operações comerciais mais resilientes”.

Para algumas organizações, o horário flexível será a nova norma, já que 43% dos participantes da pesquisa relataram que concederão aos funcionários dias flexíveis, enquanto 42% fornecerão horários flexíveis.

As empresas se preparam para o retorno dos funcionários aos escritórios e para isso instituem uma variedade de medidas de segurança. Os entrevistados foram quase unânimes ao planejar limitar as reuniões presenciais (94%) e fornecer equipamentos de proteção, como máscaras e desinfetante para as mãos (91%).

“A questão agora enfrentada por muitas organizações não é como gerenciar uma força de trabalho remota, mas como gerenciar uma força de trabalho híbrida mais complexa”, disse Joyce. “Embora o trabalho remoto não seja novo, o grau de trabalho remoto mudará a maneira como as pessoas trabalham juntas para realizar seu trabalho”, complementou.

Grafico Hibrido

Crédito Infográfico: Yuca Brasil

Como manter a produtividade no modelo híbrido

À medida que os empregadores avançam em direção a uma força de trabalho híbrida, a produtividade de funcionários remotos se torna um tópico frequente de conversação. No entanto, apenas 13% dos líderes empresariais manifestaram preocupação com a manutenção da produtividade. Enquanto 61% dos líderes de negócios consultados pelo Gartner implementaram check-ins mais frequentes entre gerentes e funcionários, 29% relatam não tomar nenhuma medida para rastrear a produtividade remotamente.

Entre os desafios de gerenciar uma força de trabalho híbrida, 30% dos líderes empresariais estão mais preocupados em manter a cultura corporativa. Treze por cento dos entrevistados relataram preocupação em criar paridade entre a experiência remota e em exercício; 13% também estão preocupados em fornecer uma experiência perfeita para os funcionários.

“É fundamental que os empregadores tenham a cultura corporativa e a experiência dos funcionários corretas durante este período de incerteza”, disse Brian Kropp, Chefe de Pesquisa da Prática de RH do Gartner. “Ambas as facetas ajudam a garantir que as organizações alcancem os resultados financeiros, de reputação e de talento que impulsionarão os resultados de negócios e a vantagem competitiva”.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.