Categories: Notícias

ESPM reduz em 60% tempo de backup e garante disponibilidade aos 10 mil alunos

Para garantir o acesso contínuo a dados e aplicações para 10 mil alunos de graduação e pós-graduação nas cinco unidades da ESPM, e 1,5 mil funcionários, a ESPM adotou a solução Veeam Availability Suite da Veeam Software.

A tecnologia de disponibilidade da Veeam garante a recuperação de uma máquina virtual inteira ou apenas de arquivos individuais com o recurso Explorer para Microsoft Exchange, SharePoint, SQL Server e Active Directory. Isso significa que, em caso de paradas no sistema, dados e conteúdos dos professores e alunos vão permanecer intactos.

A solução, de acordo com a ESPM, também permite uma recuperação confiável, rápida e flexível de dados e aplicações virtualizados. Agora, os estudantes podem acessar os dados que precisam a qualquer momento –trabalhos salvos no sistema da escola, notas de provas e conteúdos de ensino, independentemente se acessam o sistema pelo computador da escola, pelo tablet no campus ou nos por meio de laptops em casa.

Conectividade
Com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, o perfil dos alunos da entidade é de estar o tempo todo conectado, usar software de colaboração para fazer trabalho de casa e assistir aulas a distância.

“Na unidade principal de São Paulo, por exemplo, são 3 mil alunos em um período do dia conectados com pelo menos dois dispositivos, o que já soma 6 mil dispositivos conectados. Tudo isso exige suporte, infraestrutura e acesso eficientes e torna o departamento de TI essencial para a ESPM”, relata o gerente de Infraestrutura de TI da ESPM, Amadeo H. Magedanz.

A solução da Veeam, aponta o executivo, garante que a TI proteja o ambiente e garanta que todos os dados e aplicações de ensino estão sempre funcionando para os alunos e professores.

Mudanças perceptíveis
Antes da mudança, a ESPM tinha uma solução focada em máquinas físicas e que não suportava mais o ambiente virtualizado da escola, situação que resultou em problemas no gerenciamento do ambiente de TI, com um backup que demorava mais de 48 horas para ser feito e falhas frequentes no sistema.

Com a tecnologia da Veeam, o backup das 300 máquinas virtuais da ESPM passou a ser mais rápido e eficiente, consumindo cerca de 20 horas para todo o ambiente. Dessa forma, o tempo para executar o backup caiu em 60%. A capacidade de recuperar apenas arquivos ou itens individuais, como um e-mail do Microsoft Exchange, facilitou o trabalho da TI e dos funcionários. E uma das vantagens principais foi o gerenciamento centralizado dos ambientes de todas as unidades da Escola, garantindo que os locais remotos tivessem a mesma proteção e disponibilidade de dados que a unidade central em São Paulo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

19 horas ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

1 dia ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

2 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

2 dias ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 dias ago