Especializada em fibra óptica, Corning fortalece programa de canais

Referência no mercado de fibra óptica, a Corning mira em 2018 o reforço em seu programa de canais na América Latina, ampliando o alcance e a participação deles nos negócios. Segundo explica Tadeu Viana (foto), diretor de vendas da Corning, hoje, a companhia mira duas frentes de atuação. A primeira são as operadoras de telecom, fornecendo materiais e equipamentos e a outra vertente é o mercado corporativo, com data centers e redes ópticas.

“O mercado de operadoras tem menos clientes, mas há espaço para crescer em canais, ampliando geograficamente a presença na região Caribe e América Latina”, conta o executivo. Já no segmento enterprise, assinala, o aumento da presença acontecerá em companhias que têm grande demanda por comunicação óptica na TI. “A necessidade do canal é mais imediata nessa vertente. Não somos nada sem nossos canais e em enterprise eles são a chave por se tratar de um segmento bastante fragmentado com centenas de provedores regionais (ISPs)”, relata ele.

Hoje, praticamente 100% das vendas de enterprise da Corning na América Latina são realizadas por meio de canais. No caso das operadoras esse total é de cerca de 50% – e é justamente nesse nicho que a Corning pretende crescer em 2018.

Viana conta que, hoje, a Corning conta com 30 canais, sendo os principais mercados Argentina, Brasil, Colômbia e México. O foco neste ano, contudo, prossegue, não será aumento expressivo da quantidade e, sim, um investimento em qualidade. Por isso, está nos planos a forte capacitação dessas empresas.

Reforço na expansão

De acordo com o Viana, 2017 foi um ano de crescimento de dois dígitos para os negócios da fabricante. A expectativa para 2018, revela, não poderia ser menor. “Olhando para a América Latina, não temos razão para pensar diferente. Por aqui na região, sem dúvidas, o impulsionador é o Brasil”, diz.

A demanda de telecom, segundo ele, também tem crescido o que reitera a expectativa positiva para este ano. “No mercado de telecom particularmente a recuperação é bem significativa. Estamos vendo investimentos importantes”, completa.

O executivo comenta que com data centers ficando cada vez mais ópticos, a demanda por esse tipo de tecnologia naturalmente salta. “Data centers estão ficando maiores e a fibra óptica é crucial nesse cenário, porque aumenta instâncias e banda. O cobre não aguenta mais dados e banda”, detalha.

Outro cenário promissor para a empresa está na criação no Brasil de incentivos fiscais para data centers que deverão ser anunciados neste mês. A medida, que visa criar dedução ou isenção de até oito tipos de impostos federais, deve trazer mais segurança, melhores infraestruturas, inovação tecnológica e competitividade para o mercado.

“Todo tipo de política pública para atrair investimento é bem-vindo. Temos grande quantidade de dados aqui o que seguramente justifica ter data center local. Ter fibra óptica com o servidor no mesmo país a resposta é mais rápida”, finaliza ele.

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