Especialistas brasileiros vão acompanhar desenvolvimento da tecnologia 5G na Europa

Author Photo
4:40 pm - 22 de julho de 2015
Especialistas brasileiros vão acompanhar desenvolvimento da tecnologia 5G na Europa
Uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MiniCom) para desenvolvimento da quinta geração da telefonia móvel, o 5G, foi selecionada no Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. 

A parceria apoia iniciativas do Governo Federal em mais de 20 áreas de interesse comum, entre elas ciência e tecnologia. O objetivo é promover a troca de informações e contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais.

Para dar andamento no projeto, especialistas e pesquisadores brasileiros vão para a Europa acompanhar o desenvolvimento do 5G. Em seguida, também virão especialistas de lá para cooperar com o trabalho feito no Brasil. A previsão é de que a ida dos especialistas brasileiros aconteça entre setembro e novembro. Já a missão europeia no Brasil deve acontecer no primeiro semestre de 2016.

Testes
A tecnologia 5G ainda não tem padrões definidos, mas testes feitos em alguns países apontam que a velocidade de download aumentaria para 10 gigabits por segundo a 50 gigabits por segundo. A previsão é de que a nova tecnologia só deverá estar disponível por volta de 2020

Mas a Coreia do Sul já planeja lançar uma rede de quinta geração em 2017.Atualmente, as redes 4G atingem velocidade média de 20 Megabits por segundo. Mas a expectativa dos pesquisadores é de que o 5G ajude a impulsionar, principalmente, a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) nos próximos anos.

*Com informações do MiniCom

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.