Especialistas apontam desafios e soluções para a Educação 5.0 no Brasil

16,5% dos brasileiros com mais de 25 anos têm ensino superior completo, 52,6% não concluíram o ensino médio

Author Photo
7:35 pm - 17 de outubro de 2019
Iana Chan, do PrograMaria, fala durante painel do IT Forum X 2019

A “Educação 5.0” foi o tema de bate-papo no IT Forum X, que contou com seis especialistas na área: Iana Chan, fundadora do PrograMaria, Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefonica, José Claudio Securato, presidente do LIT – Saint Paul Escola de Negócios, Rodrigo Santos, fundador da Happy Code, Junior Bornelli, fundador da StartSe, e Thiago Camargo, CEO do Movimento Brasil Digital, que foi o mediador do painel.

No preâmbulo, Thiago Camargo provocou a plateia ao divulgar dados sobre a educação brasileira e questionar a opinião do público sobre o quanto os índices do país são ruins. Entre os números, 16,5% dos brasileiros com mais de 25 anos têm ensino superior completo, 52,6% não concluíram nem o ensino médio e que 11% dos que têm ensino superior completo recebem apenas até um salário mínimo.

Diante do cenário, Camargo incitou os palestrantes a apontar soluções. Para Securato, uma das saídas é “usar a tecnologia para incentivar o processo de aprendizagem e colocar o aluno no centro dele”, quebrando o paradigma da relação vertical professor-aluno. Santos disse que a tecnologia “é apenas mais uma ferramenta” de aprendizado, um meio para que os alunos possam desenvolver habilidades, em especial a resolução de problemas.

Sala de aula x mundo real

Os palestrantes também abordaram o papel das avaliações e do currículo no método de ensino brasileiro. Iana Chan disse que há uma desconexão entre o conhecimento repassado ao aluno com a realidade profissional. “Quantas vezes a gente já se perguntou por que tinha que fazer a fórmula ‘xpto’ [na escola] e não aprendeu educação financeira?”, perguntou.

Entre as soluções foram apontadas, ainda, mudanças na grade curricular, capacitação de diretores e professores, e regulamentação que não atrapalhe a inovação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.