Especialista faz paralelo com ‘O Senhor dos Anéis’ para ensinar Scrum

Uma imersão na história e nos personagens do filme “O Senhor dos Anéis” foi a ferramenta que Silvio Furini, CEO da AcademyCode, utilizou, nesta quinta-feira (18/10), para ajudar o público do IT Forum Expo a compreender os conceitos e os métodos do Scrum.

Na palestra “Lord of Scrum” (em alusão ao título do livro em inglês, “The Lord of the Rings”, de J. R. R. Tolkien), realizada nesta quinta-feira (18/10), no palco High Tech, o especialista explicou um pouco mais dessa metodologia para gestão e planejamento de projetos, que tem na agilidade um de seus principais pontos positivos.

No paralelo, Furini começa dizendo que tanto o projeto do livro quanto o projeto de Scrum devem começar “pequenos”. “Este clássico começou com um simples bilhetinho, onde estava escrito ‘o Hobbit habita em uma caverna’. Grandes projetos podem iniciar assim, com uma pequena frase, um desejo, um sonho pequeno.”

Em seguida, o especialista deu detalhes sobre a teoria do Scrum, com seus pilares (transparência, inspeção e adaptação) e valores (comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito). “Isso não se aplica só a um desenvolvimento, a esse framework. Quando esses valores são aplicados para às suas vidas, vocês vão se dar bem em qualquer projeto.”

Gandalf e Aragorn

Furini comparou personagens da aventura com participantes do processo do Scrum. O feiticeiro Gandalf seria o product owner (dono do projeto, responsável por maximizar o valor do produto); o herói Aragorn é comparado ao Scrum Master (responsável por ajudar todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum); o restante do grupo (como os hobbits, o elfo Legolas e o anão Gimli) é o time do Scrum. “O tamanho ideal do time é pequeno o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar um trabalho significativo no período.”

O especialista explicou, ainda, conceitos variados do Scrum, como cerimônias e artefatos. Furini oferece cursos sobre o tema também para crianças a partir de seis anos. “Levamos o lúdico no ensino do Scrum para a sala de aula e tivemos resultados muito interessantes”, afirmou. “E essas comparações não precisam se restringir ao ‘O Senhor dos Anéis’. De acordo com cada grupo, já usamos o filme ‘Tropa de Elite’ e até passagens e personagens bíblicos como forma de ensinar o tema.”

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago