Especialista aposta em fragmentação do mercado de apps de mobilidade urbana no Brasil

O mercado de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil tem um grande potencial e uma tendência à fragmentação. A afirmação é de André Miceli, professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da FGV.

O especialista ressalta que apenas 10% da população do país, perto de 20 milhões de brasileiros, usam algum sistema. O número equivale a toda a população de alguns países europeus, mas a apenas uma pequena parcela da população do Brasil. “Como temos um sistema de transporte urbano fundamentalmente rodoviário, o potencial de expansão é muito grande”, aponta Miceli.

A disseminação do uso de aplicativos e smartphones é outra aposta. “Os jovens foram os primeiros a baixar, agora os pais já estão usando e novos usuários devem surgir. O mesmo acontece com as cidades, primeiro foram as capitais, agora as cidades menores devem receber os aplicativos”, observa.

Regulamentação

As novas normas para transporte de passageiros por aplicativo que entraram em vigor na cidade de São Paulo, de acordo com Miceli, pode virar uma jurisprudência nas outras cidades. Por isso, o processo pode desestimular a entrada de novos motoristas ou até a saída de alguns. “Com isso, teremos menos oferta, logo os preços podem aumentar”, acredita.

Agora, em um momento complicado para o setor em termos de regulação, cria-se um ambiente cada vez mais competitivo com a presença de outros grandes nomes, como a Cabify. Para Miceli, a Uber parece diante de um desafio. “Pode ser que apareçam aplicativos específicos para certos nichos. Como o que só vai transportar mulheres, o de luxo e até mesmo os aplicativos de cooperativas de táxi”, diz.

Outro fato apontado por Miceli são os recentes problemas apresentados pela Uber, que tem manchado a reputação da empresa. Outro exemplo do aumento da concorrência é a gigante Didi Chuxing, que acaba de comprar o controle do aplicativo 99. “O investimento marca um passo significativo na execução da estratégia global da Didi.”.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

12 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

13 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

13 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago