ESG é imperativo e ‘muda o jogo’ dos negócios

Em entrevista ao IT Forum, Cassandra Garber, vice-presidente de ESG da Dell, fala sobre evolução de pilares de sustentabilidade

Author Photo
3:08 pm - 03 de maio de 2022
Cassandra Garber, vice-presidente de ESG da Dell Cassandra Garber, vice-presidente de ESG da Dell

Pela primeira vez na história da Dell Technologies, o ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) faz parte da estratégia global da empresa – e seu desempenho é uma medida de sucesso, ao lado da receita e das principais medidas financeiras. Na opinião de Cassandra Garber, vice-presidente de ESG da companhia, isso muda o jogo.

Com aproximadamente dez anos de experiência na área, a especialista comenta com bons olhos o movimento global de olhar com mais seriedade para sustentabilidade ambiental, social e governança.

“O ESG está se tornando um imperativo de negócios. Está basicamente se tornando parte de como você administra sua empresa. Portanto, agora somos uma função reconhecida e bem-vista da empresa. Por muito tempo, estávamos apenas batendo nas portas e dizendo ‘ei, isso é importante! Você sabe, o clima está mudando! As pessoas estão se sentindo excluídas!’”.

Leia também: ‘O futuro é multi-cloud’, ressalta Michael Dell

Confira os melhores momentos da entrevista de Cassandra para o IT Forum feita durante o Dell Technologies World:

IT Forum: Quais são os pilares para ter uma estratégia robusta de ESG?

Cassandra Garber: Nós temos quatro pilares de como administramos o ESG em nossos negócios:

Avançar em sustentabilidade: que tem tudo a ver com ações climáticas, economia circular, direitos humanos, como estamos pensando nisso desde o desenvolvimento de nossos produtos, até como fazemos parcerias com clientes em toda a nossa cadeia de suprimentos. Então isso é sustentabilidade.

Cultivo da inclusão: é muito mais focado em nossa força de trabalho, então é tudo sobre como estamos pensando em uma força de trabalho inclusiva do ponto de vista da diversidade, equidade e inclusão. Como estamos pensando sobre a força de trabalho atual e futura, como estamos trazendo talentos e nós temos alguns grandes compromissos sobre isso.

Transformar vidas: está muito mais alinhado com nossos trabalhos filantrópicos. Quais são as comunidades para as quais estamos doando, quais são as organizações sem fins lucrativos com as quais estamos trabalhando e, muito importante, como estamos dando aos nossos funcionários oportunidades de voluntariado.

Defender a ética e a privacidade: tudo o que fazemos deve ser feito com a ética adequada, certificando-nos de que estamos mantendo em mente em tudo o que fazemos, segurança e privacidade.

IT Forum: Você comentou sobre a força de trabalho. No Brasil, temos um grande gap de profissionais. O mesmo acontece nos Estados Unidos?

Cassandra Garber: Nos Estados Unidos, eu diria que há uma lacuna absoluta em termos de pessoas qualificadas para a futura força de trabalho. Os EUA não estão sozinhos, há o Brasil, há outras partes do mundo que estão absolutamente lutando com essa lacuna. E ao longo dos últimos dois anos, na pandemia, ficou ainda pior. Portanto, há toda essa ideia de exclusão digital. E que algumas pessoas estão sendo muito deixadas para trás porque a pandemia mudou muitas coisas.

Portanto, a exclusão digital é realmente um tópico muito importante para nós, porque queremos que as pessoas tenham acesso à tecnologia e às habilidades e como usá-las. Então, temos toda uma inclusão digital. Chamamos isso de nosso portfólio de inclusão digital e trata-se de primeiro dar às pessoas acesso à tecnologia. Às vezes é, literalmente, apenas ter laptops nas escolas, onde as crianças não teriam um para usar.

Nós temos, também, alguns programas como a equipe de tecnologia estudantil, onde os alunos de uma escola são ensinados como ser uma equipe de TI para sua escola. Portanto, eles não apenas obtêm as habilidades para saber como consertar, consertar, dar suporte ou o que quer que seja, mas também aprendem habilidades de liderança.

Outro projeto é o Girls Who Game, que foca no gap da falta de mulheres na tecnologia. Um, dos desafios é usar o Minecraft e construir uma comunidade que seja inclusiva, ou construir uma comunidade que resolva o problema da solidão. Essas garotas se reunem como uma equipe e criam uma comunidade usando o Minecraft, aprendendo codificação e tecnologia.

Por fim, temos os Solar Hubs. Eles foram desenvolvidos para criar algo sustentável para a comunidade, para que eles possam continuar executando o programa. O primeiro Solar Hub Community é o do Brasil!

IT Forum: Vocês têm algum outro foco de ESG no Brasil?

Cassandra Garber: Uma das coisas que estamos fazendo é tentar fazer estratégias ESG por região. O que temos no Brasil é estratégia filantrópica, o que fazemos nas comunidades. Construir uma estratégia ESG mais ampla é o que vem a seguir, com certeza.

IT Forum: Como vocês determinam quais os locais o Solar Hub existirá?

Cassandra Garber: O Computer Aid [parceiro da Dell no projeto] nos ajuda a determinar onde colocamos os Hubs, baseado nas necessidades de cada local. Existe uma “fórmula” de como eles irão recomendá-lo, e há uma consideração sobre onde a Dell gostaria de vê-lo também. Mas é baseado principalmente em trabalhar com o Computer Aid onde existem lacunas.

Nós temos, também, outros programas que fazemos em parceria com o Unicef e outros parceiros para entender onde estão esses gaps, onde as pessoas não têm acesso à tecnologia ou à internet em geral. Então, podemos usar isso para descobrir onde é mais necessário. E é uma ótima oportunidade de negócio porque nossos clientes também querem se tornar um parceiro, querem entrar com a gente.

IT Forum: Qual a importância do ESG para a Dell hoje?

Cassandra Garber: Eu diria que o ESG, em geral, acabou tornando-se muito mais importante, mais partes interessadas estão exigindo isso, as pessoas estão se expressando mais sobre isso. Trabalho nisso há mais de uma década, então gosto de acreditar que é importante há muito tempo. O que está acontecendo é: está ficando um pouco mais claro o que significa, como você mede, como você calcula, como você pode fazer dele oportunidades de negócios. Por essas razões, a comunidade financeira, todos esses avaliadores e analistas estão entendendo melhor e pressionando mais, os funcionários estão pressionando mais as empresas.

Para a Dell, o que eu diria que estamos sendo líderes em como gerenciar isso internamente. Em termos de como relatamos, como pensamos diferente sobre produtos, como nos conectamos em todo o mundo e repensamos sobre circularidade e mudanças climáticas e todos esses tipos de coisas. O que estamos fazendo agora é tentar contar mais nossa história. Temos mais a fazer, com certeza, mas este ano pela primeira vez temos o ESG na estratégia da nossa empresa. E, pela primeira vez, o desempenho ESG é uma medida de sucesso, ao lado da receita e das principais medidas financeiras, e isso muda o jogo.

IT Forum: Vocês têm metas de ESG na Dell?

Cassandra Garber: Nós temos muitas metas. Na verdade, esses pilares com os quais eu comecei, nós temos o que chamamos de “moon goals”, então cada um desses pilares tem um objetivo grande, audacioso e ousado, e então temos objetivos adicionais por baixo disso. Então são mais ou menos 25 metas.

IT Forum: Como você vê o mercado, como um todo, olhando para ESG hoje?

Cassandra Garber: O ESG está se tornando um imperativo de negócios. Está basicamente se tornando parte de como você administra sua empresa. Portanto, agora somos uma função reconhecida e bem-vista da empresa. Por muito tempo, estávamos apenas batendo nas portas e dizendo ‘ei, isso é importante! Você sabe, o clima está mudando! As pessoas estão se sentindo excluídas!’.

Minha parte favorita sobre tudo isso é que agora está se tornando reconhecido como parte da administração de um negócio. Que essas coisas são reais, e estão afetando o crescimento do seu negócio e sua existência no futuro. O ESG é uma oportunidade de negócio real e um imperativo sobre como você administra um bom negócio.

* a repórter está em Las Vegas a convite da Dell

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.