Escolhas da redação: dados bancários, Apple compra área da Intel e mais

Confira algumas das principais notícias e novidades da semana do mundo da tecnologia da informação!

Author Photo
6:43 pm - 26 de julho de 2019

7 em cada 10 especialistas* afirmam que uma semana no mundo da tecnologia é um tanto quanto complicada de ser acompanhada. Além dos inúmeros produtos de consumo, o setor geral, que envolve tecnologia da informação, vive passando por transformações.

Somente nesta semana, aqui no IT Forum 365, tivemos detalhes sobre o que pode ser o maior vazamento de dados bancários do Brasil até agora; mudanças na Oracle Brasil; além de informações sobre o perfil “cientista de dados”.

A seguir, confira alguns destaques que rolaram no mundo da tecnologia da informação ao longo da semana.

Cientista, só que de dados

menina cientista

O mundo dos dados vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos e essa mudança diz respeito principalmente à quantidade, variedade e formato de informações com que temos que lidar.

Há algum tempo era suficiente para uma empresa processar seus próprios dados e obter o que era necessário para a sua tomada de decisão, porém atualmente esse panorama mudou drasticamente.

Leia mais – Cientista de dados: o novo profissional que o mercado procura.

La Casa de Papel: verdades e mentirinhas

la casa de papel

A tão esperada terceira temporada de La Casa de Papel, da Netflix, estreou na última semana e muita gente já ativou o modo maratona. Não deu nem tempo de sentir o gosto – e de digerir – a nova fase da série, que gira em torno de um novo e ousado roubo. Se você faz parte do grupo que terminou, conta as suas impressões.

Para nós da tecnologia, o que chamou a atenção, no entanto, foi a sofisticação e o crescimento do time de hackers contratados pelo professor para colocar em prática o plano. Nas duas primeiras temporadas, Rio fazia o papel de hacker, mas com seu paradeiro desconhecido, foi preciso lançar mão de outra estratégia.

Leia mais – La Casa de Papel: fato e fake sobre os hackers da terceira temporada.

Intel <3 Apple

Tim Cook, Apple

A Apple certamente terá dispositivos 5G. E, com isto, estima-se no mínimo que o smartphone da empresa seja compatível, pelo menos no futuro. Nesta semana, a empresa adquiriu a maior parte do negócio de modems da Intel pela quantia de US$ 1 bilhão. A transação é esperada para ser fechada até o final desse ano.

A Apple leva no pacote patentes e tecnologias 5G desenvolvidas pela Intel, cerca de 2.200 funcionários e muito mais.

Leia mais – Apple buys Intel’s smartphone modem business.

O smartphone que dobra mas não chega

galaxy fold share

“O futuro é brilhante e está logo ali”, eles disseram. O Galaxy Fold, primeiro smartphone dobrável da Samsung, já foi anunciado, quase lançado e voltou pro forno. E não foi só uma vez. Mas, de acordo com uma publicação da fabricante sul coreana, agora s-i-m o aparelho está pronto.

Ele passou por mudanças como na camada de proteção do display, ganhou reforços adicionais “contra partículas extras” e mais espaço na dobradiça. A propósito, o precinho não mudou nada: US$ 1.980.

Leia mais – Galaxy Fold Ready for Launch starting from September.

Vazou. E não foi pouco.

FICO Bancos Varejo

Na segunda-feira (22), o The Hack publicou o que pode ser o maior vazamento de dados relacionado a bancos do país em 2019. A vulnerabilidade foi descoberta pelo Data Grupo e comporta 250 GB em arquivos. Num primeiro momento, não foi possível contabilizar a quantidade de clientes afetados.

Foi informado que o dump inclui versões digitais de documentos pessoais como RG, CPF e CNH, mas também contratos, holerites, comprovantes de endereço e mais, como cartões de crédito.

Leia mais – Dados bancários de brasileiros foram expostos por erro em nuvem pública.

Oracle Brasil

shutterstock 196115081

Há três anos, a Oracle Brasil iniciou um grande processo de mudança. Uma transformação com nome e sobrenome: Rodrigo Galvão. O executivo, que então somava 35 anos de idade e 17 na empresa, assumiu os negócios da gigante de tecnologia com a missão de acelerar projetos e promover uma verdadeira revolução interna e externa.

Galvão tinha a favor o profundo conhecimento dos negócios, já que ingressou na Oracle como trainee da área financeira em 2002.

Leia mais – O que mudou na Oracle Brasil após a liderança de Rodrigo Galvão?

UX legal: gosto!

pesquisa 13.05

Iniciativas de realidade aumentada, realidade virtual, internet das coisas (IoT) entre outras, são sem dúvidas, grandes protagonistas da estratégia de UX. Já existem muitas empresas desenhando essas evoluções, e se preparando para um futuro que já chegou.

Separamos cinco cases de UX que você pode aplicar na sua empresa. Vamos conferir?

Leia mais – 5 cases de UX que mostram que a experiência vale sim a pena.

*Esses dados são claramente piadinha.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.