Escolhas da redação: AI “registra” patentes; reconhecimento facial e mais

Confira alguns dos principais destaques desta semana no mundo da tecnologia.

Author Photo
9:25 pm - 02 de agosto de 2019

O mundo da tecnologia se renova todo santo dia. E nem sempre nós temos tempo suficiente para acompanhar todas as notícias. Mas, claro, as informações não vão parar de chegar.

Aqui no IT Forum 365, nesta semana, tivemos uma série de destaques: publicamos um vídeo sobre o uso do reconhecimento facial na segurança pública, mais novidades sobre a integração e ampliação do IoT no país e muito mais.

Mas, claro, o mundo também teve uma série de novidades, e nós trouxemos algumas das principais notícias neste resumo semanal.

Você seria reconhecido

As tecnologias de reconhecimento facial já estão em pleno funcionamento em diversos setores. Inclusive, ela vem sendo cada vez mais implementada em regiões urbanas. O grande mote, como divulgam as autoridades e companhias que disponibilizam o serviço, é melhorar a segurança urbana.

Leia mais – Reconhecimento facial funciona mesmo na segurança pública?

Você será ouvido: pesquisadores de Stanford encontraram uma solução para detectar os fônons. Isso significa, em outras palavras, que eles desenvolveram uma espécie de “microfone quântico”, que inclusive pode servir de base para computadores quânticos ainda mais eficientes.

Leia mais – ‘Quantum microphone’ detects sound at the atomic level.

A sociedade do IoT

IoT 27.03

A sociedade poderá contribuir com a expansão de aplicações baseadas em IoT (Internet of Things) e M2M (Machine-to-Machine). A consulta pública, aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (1) pelo Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), será publicada no Diário Oficial da União.

Leia mais – IoT tem consulta pública aprovada para expansão no Brasil.

Somos todos ciborgue: cientistas desenvolveram uma lente de contato que se adapta a diferentes situações. Dependendo da forma como você piscar, as lentes podem aumentar ou diminuir o zoom. Isso pode substituir, por exemplo, diferentes prescrições médicas e a quantidade de óculos e/ou lentes de contato comuns na bolsa.

Leia mais – These sci-fi contact lenses can zoom in and out, based on how much you blink.

AI, criadora: de acordo com um relato da BBC, pesquisadores afirmam que um sistema de inteligência artificial chamado DABUS é o responsável por inventar dois projetos. Sim. Não somente, eles querem que este sistema de IA seja o detentor de patentes, que já estão sendo registradas nos EUA, Reino Unido e União Européia.

Leia mais – AI system ‘should be recognised as inventor’.

Snowden, o escritor: Edward Snowden vai lançar um livro no dai 17 de setembro. Chamado “Permanent Record“, o material deverá ser comercializado também no Brasil e, muito possivelmente, trará histórias bem cabreiras.

Leia mais – Edward Snowden’s memoir, Permanent Record, is coming out next month.

Engenharia social: já ouviu falar? Não se trata exatamente de uma engenharia, em si, mas sim de uma forma como cibercriminosos podem se apropriar de seus dados. Ou da sua grana. Marcos Gomes, executivo de TI e segurança da informação, explica tudo no artigo a seguir.

Leia mais – Já ouviu falar de Engenharia Social?

CEOs: como começam?

5 dicas para uma entrevista de emprego do ponto de vista de um CEO

Todos nós temos que começar de algum lugar. Tenha você conseguido atingir suas metas profissionais ou ainda esteja lutando por elas, este é, basicamente, um consenso. Nós separamos cinco histórias bem legais sobre CEOs, mais precisamente sobre como eles começaram.

Leia mais – 5 CEOs que já comeram muita poeira antes do sucesso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.