Escape 60 treina habilidades de liderança enquanto desvenda enigmas de raciocínio lógico

Jogo de fuga no Brasil ensina como superar desafios podem ser importantes ferramenta para avaliação, capacitação e treinamento

Author Photo
10:55 am - 08 de novembro de 2018

É o ano de 2030 e você faz parte da equipe de cientistas mais renomada do mundo. Após o maior apagão tecnológico da história da humanidade, 12 anos de conhecimento e ciência foram perdidos por causa de um erro cometido por um colaborador em 2018.

A inteligência artificial ES60, última sobrevivente dessa geração de conhecimento e informação, conseguiu criar uma simulação virtual do momento em que isso aconteceu. Para retificar o ocorrido e recuperar o backup dos dados, a equipe tem apenas dez minutos. Caso falhe, o mundo cairá em um caos sem tamanho e passará por uma era de mil anos sem tecnologia.

Parece uma cena de filme de Hollywood, mas na realidade é o cenário da sala de jogo do Escape 60 que a empresa levou para o HSM Expo. Desde 2015, a companhia oferece uma nova forma de entretenimento inteligente, agradável e diferente, voltada para famílias, amigos e equipes de trabalho.

O Escape 60 nasceu dentro de uma consultoria de recursos humanos. Ou seja, o foco principal era corporativo. Depois, foi transformando-se para cobrir tanto as demandas corporativas como a do consumidor final, em busca de outras alternativas de entretenimento. A empresa conta com 12 unidades no Brasil  uma no Chile.

Além de ser um espaço divertido e uma maneira diferente de aprimorar habilidades ligadas à liderança, o jogo também é bastante útil para processos de recrutamento, integração de equipes, traçar perfis tanto individuais como da equipe de trabalho e divulgar de forma criativa produtos para o mercado. A metodologia é própria e a dinâmica baseia-se em jogos de escape japoneses, apontou Jeanette Galbinski, diretor de marketing da Escape 60.

Novo caminho para o aprimoramento das soft skills

No espaço, a equipe precisa decifrar uma série de códigos, enigmas e segredos para escapar do local e demonstrar, assim, suas competências individuais e de equipe. Ao término do período de 60 minutos, se a equipe tiver desvendado o enigma, sai da sala com o trabalho finalizado. Se não terminar, o monitor do Escape 60 entra no local para esclarecer as dúvidas e o mistérios.

Os cenários podem ser adaptados conforme as necessidades ou objetivos das empresas. Alguns, inclusive, usam realidade aumentada para criar cenários históricos como a Sala a Fuga do Egito. Já a parte de análise de comportamento, traço de perfis e feedback da atividade é feita pelo parceiro em consultoria, SETEC. Nessa análise, por meio de um relatório, a consultoria consegue traçar perfis individuais, análise das habilidades de cada participante e realizar um trabalho de aprimoramento do talento humano mais aprofundado.

Desde o lançamento, centenas de empresas e instituições como Nestlé, prefeitura de Santo André e Pfizer já usam a dinâmica tanto para captação de talento humano como atividades de marketing social. As atividades podem ser realizadas nas salas do Escape 60, em convenções, feiras e congressos, e ainda nas instalações da empresa.

Realmente funciona?

Em um primeiro momento, pode-se pensar que o jogo limita-se a fortalecer o trabalho em equipe, mas após o IT Forum 365 testar o game, identificou que também é possível enxergar seu papel no grupo, quais são essas habilidades que ainda precisam ser trabalhadas, comportamento diante cenários desafiantes etc.

No começo, cada indivíduo subestima suas capacidades, porém quando a pressão do tempo avança, cada pessoa esforça-se por colaborar e sair do espaço, mesmo que seja pelo interesse de sair, destacar-se e demonstrar capacidade de raciocínio naquele momento. Tanto as motivações como aprendizados são individuais. Contudo, a diversão e sair da rotina são duas coisas garantidas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.