Notícias

Ericsson substitui diretor jurídico em meio a escândalo envolvendo operações no Iraque

A Ericsson anunciou nesta quarta-feira (16) que Xavier Dedullen não ocupa mais o cargo de Chieft Legal Officer (CLO) da empresa. O executivo será substituído por Scott Dresser, antigo diretor jurídico da operadora holandesa Veon.

A saída de Dedullen ocorre após promotores dos Estados Unidos terem acusado a companhia de violar um acordo legal estabelecido em 2019. Segundo a acusação, a gigante de telecomunicações não teria divulgado todas as informações necessárias sobre um escândalo envolvendo sua atuação no Iraque.

Dedullen assumiu o cargo em 2018. Na ocasião, a Ericsson estava sob investigação criminal e realizou um acordo com o Departamento de Justiça e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para resolver acusações de suborno não relacionadas ao caso iraquiano. A Ericsson pagou mais de US$ 1 bilhão em multas por conta do episódio.

De acordo com um investigação do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), a companhia sueca se envolveu em um segundo imbríglio com suas operações no Iraque. A investigação encontrou uma série de pagamentos suspeitos, realizados entre 2011 e 2019 para sustentar seus negócios no Iraque – incluindo possíveis pagamentos a terroristas do Estado Islâmico.

A investigação foi baseada em relatórios internos vazados compilados pelo departamento de conformidade da Ericsson e obtidos pelo ICIJ.

Em uma reunião com investidores, Börje Ekholm, CEO da Ericsson, classificou o episódio como “extremamente embaraçoso” para a organização. “Este é um assunto muito sério e uma má conduta embaraçosa e inaceitável”, disse. A compahia também afirmou estar realizando uma investigação interna sobre sua conduta no Iraque.

*Com informações de ICIJ

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

11 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

12 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

14 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

14 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

16 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

17 horas ago