Ericsson prevê 1 bilhão de assinaturas 5G em 2023

A Ericsson prevê que haverá 1 bilhão de assinaturas de 5G para banda larga móvel aprimorada até 2023. A projeção faz parte do relatório Ericsson Mobility Report.

Com expectativas de ser implantado primeiramente em áreas urbanas densas, o 5G cobrirá mais de 20% da população mundial até o final de 2023. As primeiras redes comerciais baseadas no 5G New Radio (NR) são esperadas para entrar em funcionamento em 2019, com grandes implantações a partir de 2020. Implementações antecipadas de 5G estão previstas em vários mercados, incluindo os EUA, Coreia do Sul, Japão e China.

Para a América Latina e o Caribe, os primeiros testes e implantações de 5G são esperados na região nos próximos anos e, até 2023, estima-se que haverá 26 milhões de assinaturas 5G para banda larga móvel aprimorada.

Com a nova tecnologia, o tráfego de dados móveis deverá aumentar em oito vezes durante o período previsto, alcançando 110 Exabytes por mês até 2023. Isso corresponde a 5,5 milhões de anos de streaming de vídeo em HD.

Todas as regiões mantêm o crescimento do tráfego de dados móveis, com a América do Norte mostrando o maior uso médio por smartphone, superando 7GB por mês até o final de 2017.

Consumo de vídeos continua a alimentar o crescimento do tráfego de banda larga móvel. A força propulsora atrás da tendência de alta de vídeo são os jovens da geração Y – na faixa etária de 15 a 24 anos – que transmitem 2,5 vezes mais do que aqueles com mais de 45 anos de idade.

O streaming de vídeo em resoluções mais altas e uma tendência emergente do aumento da transmissão de formatos de vídeo imersivos, como o vídeo de 360º, terá um impacto sobre os volumes de consumo do tráfego de dados. Por exemplo, um vídeo do YouTube em 360 graus usa 4 a 5 vezes mais largura de banda do que um vídeo do YouTube normal da mesma qualidade percebida.

Implementações de LTE – o momento continua

No fim deste ano, o LTE será a tecnologia de acesso móvel dominante. Estima-se que alcançará 5,5 bilhões de assinaturas e abrangerá mais de 85% da população mundial até o final de 2023.

A tecnologia Voz sobre LTE (VoLTE) foi lançada em mais de 125 redes, em mais de 60 países, em todas as regiões. As assinaturas VoLTE são projetadas para chegar a 5,5 bilhões até o final de 2023, representando mais de 80% das assinaturas de 5G e LTE combinadas.

Relógios inteligentes são um dos dispositivos mais recentes a usar VoLTE. Os usuários são capazes de fazer chamadas de voz diretamente do relógio inteligente, sem a necessidade de ter um smartphone nas proximidades (multi-SIM). As chamadas também podem ser transferidas entre o smartphone e o relógio do usuário.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago