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Era cognitiva: máquinas influenciam cada vez mais decisão de compra

Ginni Rometty, CEO da IBM, prevê que, dentro de cinco anos, cada decisão importante tomada em prol do negócio será extraída de sistemas cognitivos os quais entendem, aprendem e ampliam o poder de decisão de líderes de empresas.

Que esse tipo de tecnologia surgiu para causar mudanças significativas no modo como empresas interagem com consumidores e clientes é fato, afinal o público-alvo descobre produtos e realiza decisões de compras e empresas poderão traçar esse perfil para direcionar melhores ofertas. As informações recolhidas com sistemas, portanto, passam a impactar profundamente a experiência do usuário e líderes, em especial os gerentes de marcas e especialistas de marketing, precisão aprender a confiar em máquinas e se preparar para a era cognitiva.

Esse novo cenário pode parecer um pouco distante do que vemos atualmente, mas ele já começou, de acordo com Pete Sena, investidor-anjo e fundador da Digital Surgeons. “Qual a última vez que você fez uma uma compra significativa sem pesquisar antes sobre ela no Google?”, questiona ele, em coluna escrita ao Tech Crunch. “Algoritmos de máquina de ferramentas de busca e plataformas de e-commerce são gateways com influência significativa sobre as decisões dos compradores”, completa.

Sena apelida esse aumento da interação entre máquinas conectadas à internet e o processo de decisão de usuários de “internet do comércio”. E, se as máquinas estão cada vez mais tomando a decisão pelos compradores, qual o próximo ringue de batalha para marcas?

Pense: “se você sempre tem Pepsi em casa, e a sua geladeira sabe disso e sempre solicita uma reposição [do produto] do vendedor mais barato, como a Coca-Cola pode ter uma chance de sobressair?”, observa Sena. Ou seja, basicamente as pessoas não mais serão forçadas a conhecer novos produtos, novas marcas.

A resposta para essa questão, afirma Sena, é simples: “melhores experiências”. Para ele, não importa o quanto o mundo fique tecnológico, as experiências digitais, analógicas e físicas sempre serão necessárias. “Pelo menos 3 em cada 4 millennials entrando agora no auge de seu poder de compra iriam escolher gastar seu dinheiro em uma experiência de compra de algo desejável”, afirma Sena.

E mesmo que essa estatística englobe millennials, ela não é voltada apenas para eles. “Não importa nossa demografia, vemos o que queremos, quando queremos; comemos o que queremos, quando queremos – nossas vidas operam sob-demanda”, observa o executivo. E a era cognitiva colocará a experiência sob demanda em outro patamar.

“Quando máquinas podem usar aprendizagem profunda e processamento de linguagem natural para prever intenção de compra e entregar bens ou serviços sem atritos, experiências que criam uma ligação emocional impedirão que marcas se tornem indistinguíveis commodities on-demand aos olhos dos consumidores”, sentencia. “A corrida armamentista da era cognitiva não será vencida pela marca que satisfaça seus consumidores com um simples toque, mas sim pela marca conectada à experiência pelas quais consumidores estão dispostos a clicar duas vezes.”

O desafio, portanto, para líderes de marketing, será descobrir e utilizar as infinitas possibilidades que vem com o avanço da tecnologia, sem esquecer de criar meios, produtos e experiências que estejam ligadas, de alguma forma, à condição humana, às emoções.

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