Equipes híbridas são alvo de mais de 100 milhões de ameaças de e-mail por dia

Índice Global da Cisco mostra que o trabalho híbrido é movido por dispositivos móveis e Inteligência Artificial (IA)

Author Photo
9:20 pm - 29 de outubro de 2021

Os trabalhadores híbridos esperam maior flexibilidade, acessibilidade e segurança, enquanto as empresas buscam atender a essas demandas crescentes com tecnologia. Esta é a conclusão do estudo do primeiro Índice de Trabalho Híbrido, divulgado nesta sexta-feira (29) pela Cisco.

A pesquisa também traz dados para orientar decisões dos líderes de tecnologia. O levantamento aponta que as redes domésticas são as partes mais críticas da rede corporativa: crescimento duas vezes mais rápido de dispositivos de teletrabalhadores em comparação com roteadores de pequenas e médias empresas desde o início da pandemia.

Durante a pandemia, as tentativas de acesso remoto mal-intencionado aumentaram 2,4 vezes. Em setembro de 2021, a força de trabalho híbrida foi alvo de mais de 100 milhões de ameaças de e-mail diariamente. Esse quadro alerta para a importância das infraestruturas de segurança que mantêm o trabalho acessível aos usuários certos e fora do alcance de atores fraudulentos.

Leia também: Às vésperas da COP 26, TI pode reduzir emissões por empresas em até 35%

Os aplicativos de colaboração são agora o tipo de aplicativo mais monitorado em todo o mundo. Os aplicativos de colaboração ultrapassaram o monitoramento de acesso seguro e aplicativos de produtividade, que eram monitorados com mais intensidade no início da pandemia e mudança para o home office.

As redes de provedores de nuvem demonstram mais estabilidade do que os provedores de serviços de Internet (ISP, na sigla em inglês): De janeiro de 2020 a agosto de 2021, as redes de provedores de nuvem representaram apenas 5% do volume de incidentes de interrupção. As redes de ISP foram responsáveis pelos 95% restantes dos incidentes de interrupção.

O mapeamento também indica que o trabalho no local está voltando. Os dispositivos que se conectam a redes Wi-Fi baseadas em escritórios aumentaram 61% em comparação a seis meses atrás. Esse crescimento é liderado pelos setores de ensino superior, serviços profissionais e hotelaria.

A pesquisa foi realizada com mais de 39 mil entrevistados em 34 países, incluindo CIOs, tomadores de decisão de TI e colaboradores, complementa o estudo junto com os dados dos próprios funcionários da Cisco.

Trabalhadores híbridos

De acordo com a pesquisa, os colaboradores querem ter escolha, e o local de trabalho híbrido aumenta a fidelidade: 64% concordam que a capacidade de trabalhar remotamente, em vez de ir ao escritório, afeta diretamente a permanência ou o desligamento de um emprego. Porém, há incerteza se os empregadores perceberão o potencial do trabalho híbrido: apenas 47% acham que sua empresa permitirá trabalhar de qualquer lugar ao invés do escritório nos próximos 6 a 12 meses.

Outro dado que chama a atenção é que flexibilidade e bem-estar são os principais motivadores do trabalho híbrido. A maioria dos entrevistados concorda que a saúde e o bem-estar pessoal, junto com acordos de trabalho flexíveis, não são negociáveis à medida que avançamos para o futuro do trabalho híbrido.

Já o trabalho híbrido é responsável por aumenta o número de reuniões fora do escritório e do próprio home office. Antes da pandemia, as pessoas usavam dispositivos móveis 9% do tempo para se conectar às reuniões. No contexto de trabalho híbrido, esse número triplicou e agora está em 27%. As pessoas fazem as reuniões de diversos lugares e até mesmo em movimento.

Há muitas reuniões, mas nem todos participam. Mais de 61 milhões de reuniões ocorrem globalmente todos os meses via Cisco Webex. E em qualquer uma delas, apenas 48% dos participantes estão dispostos a falar. Além disso, 98% das reuniões têm pelo menos uma pessoa participando remotamente – aumentando a necessidade de inclusão e engajamento de participantes remotos, para que se sintam iguais aos seus colegas no local.

Cerca de 82% dos entrevistados acreditam que o acesso à conectividade é fundamental para a retomada a partir da pandemia da COVID-19 e a importância de garantir que todos tenham acesso igual a oportunidades de empregos, educação e saúde. O maior acesso à conectividade permitirá que as pessoas trabalhem para qualquer empresa no mundo e que as empresas obtenham os melhores talentos, independentemente da localização.

Outro ponto que merece destaque é que o avanço da Inteligência Artificial (IA) não tirar postos de trabalho. O crescimento de mais de 200% no uso de recursos de IA, de julho a setembro de 2021, aponta para o desejo das pessoas de melhorar o engajamento em reuniões. Isso inclui recursos de reunião como redução de ruído, tradução e transcrições automáticas, votação e reconhecimento de gestos – tornando mais fácil para participarem de conversas, sejam elas virtuais ou na sala.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.