Equipes de silício da Apple querem tornar seus chips mais verdes

Apple se juntou a um novo programa de tecnologia de chip para encontrar maneiras de reduzir o impacto ambiental da fabricação de seus processadores

Author Photo
3:30 pm - 01 de novembro de 2021
Logo Apple

Faltando apenas alguns dias para a COP26, a Apple se juntou a um novo programa de tecnologia de chip enquanto trabalha para melhorar sua sustentabilidade ambiental no design de produtos. É uma mudança que reflete o que se espera é um entendimento crescente de que toda empresa deve mitigar as consequências ambientais de se fazer negócios.

Uma obsessão com detalhes

O programa Sustainable Semiconductor Technologies and Systems ​​(SSTS) analisará profundamente como os futuros processadores são feitos para ajudar a reduzir o impacto ambiental da fabricação desses chips. É uma abordagem baseada em detalhes que pode se beneficiar dos sucessos críticos que os designers de produtos da Apple podem às vezes alcançar. O programa está sendo elaborado pelo Centro Interuniversitário de Microeletrônica e visa “antecipar o impacto ambiental das escolhas feitas na fase de definição da tecnologia de chip”.

Isso significa que o grupo espera desenvolver modelos para ajudar os designers de chips a reduzir a pegada ecológica dos processadores que criam. É uma tentativa aberta de alinhar o desenvolvimento do processador com a luta contra as mudanças climáticas.

Do design à fabricação

O desafio não é apenas garantir que os próprios chips sejam projetados com consequências ambientais em mente: é também desenvolver processos de fabricação melhores.

Embora não seja segredo que os processadores são pequenos, eles estão se tornando cada vez mais numerosos. O número de dispositivos que usam processadores está crescendo exponencialmente, o que significa que as consequências de fabricá-los são grandes.

A fabricação do processador é caracterizada pelo alto consumo de energia e faz uso extensivo de produtos químicos, materiais raros e água. Também gera uma grande quantidade de gases de efeito estufa.

Onde a Apple se encaixa

O fabricante de chips da Apple, TSMC, usa quase 5% de toda a produção de eletricidade de Taiwan. Ele usou 63 milhões de toneladas de água em 2019 e gerou polêmica durante a seca deste ano.

Não é apenas a Apple, é claro: uma única fábrica da Intel no Arizona produziu mais de 8.000 toneladas de resíduos perigosos em apenas três meses este ano, relata o The Guardian. Na verdade, alguns dizem que a fabricação dos processadores usados ​​em nossos dispositivos é responsável pela maior parte da emissão de carbono dos dispositivos eletrônicos, com o The Guardian citando um estudo de Harvard.

Esses poderosos chips da série M da Apple podem ter transformado os Macs na nata da safra da indústria de PCs, mas fabricá-los tem consequências. Sabemos que a Apple leva isso a sério, então não deveria ser uma surpresa que a empresa aderiu à SSTS.

Isso reflete o crescente entendimento da Apple de que as consequências ambientais da fabricação do produto devem ser consideradas desde o início do processo de design. É por isso que, se minhas fontes estiverem corretas (o que eu acho que estão), as equipes com foco no meio ambiente da Apple agora têm uma grande influência no design de novos produtos.

Eles exploram como os projetos podem garantir que as matérias-primas possam ser separadas, recicladas e reutilizadas. Eles também trabalham para identificar onde a substituição de materiais pode reduzir a pegada ecológica.

As decisões relativas ao design e fabricação de novos produtos também estão de acordo com a esperança de longo prazo da empresa de que ela possa criar um sistema de fabricação circular que elimine a necessidade de consumir mais recursos.

Rumo a um novo acordo verde

A Apple pretende ser completamente neutra em carbono até 2030 em sua cadeia de suprimentos e produtos. Ela convenceu 175 de seus fornecedores a fazer a transição para a energia renovável e continua a investir em projetos e recursos (como florestas manejadas e parques eólicos) para ajudar a cumprir essas metas.

“Cada empresa deve fazer parte da luta contra as mudanças climáticas e, junto com nossos fornecedores e comunidades locais, estamos demonstrando todas as oportunidades e patrimônio que a inovação verde pode trazer”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, recentemente. “Estamos agindo com urgência e estamos agindo juntos. Mas o tempo não é um recurso renovável e devemos agir rapidamente para investir em um futuro mais verde e mais justo ”.

O líder da Apple entende que construir este novo acordo verde é uma oportunidade.

“A ação climática pode ser a base para uma nova era de potencial inovador, criação de empregos e crescimento econômico durável. Com nosso compromisso com a neutralidade de carbono, esperamos ser uma onda no oceano que crie uma mudança muito maior ”, disse ele no ano passado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.