Equinix lança serviço de redes virtuais no Brasil

Network Edge é voltado para casos de uso como roteamento entre clouds, migração entre clouds;,firewall de cloud híbrida e trabalho remoto

Author Photo
10:00 am - 08 de junho de 2021
Equinix

A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, anunciou a disponibilidade dos serviços do Network Edge no país a partir de seus data centers em São Paulo. Desenvolvido para acelerar a transformação digital de empresas globais, o Network Edge permite aos clientes conectar em poucos minutos dispositivos de rede e segurança dos principais fornecedores globais, avançando rapidamente na digital edge.

Segundo a Equinix, a solução permite que as empresas modernizem suas redes virtualmente, em poucos minutos, ao implementar a virtualização de funções de rede (NFV) a partir de vários fornecedores para conectar seu ecossistema na Equinix.

“À medida que evoluímos a plataforma de interconexão global da Equinix, nós inovamos na criação de novos produtos para ajudar empresas a transformarem seus negócios globais na digital edge, ou seja, perto dos clientes, parceiros e fornecedores”, disse Bill Long, vice-presidente de Interconnection Services da Equinix.

O Network Edge oferece às corporações uma nova maneira de implementar serviços de rede na Plataforma Equinix, sem a necessidade de uma infraestrutura física de data center ou de hardware. Como uma opção a mais no portfólio de serviços físicos e virtuais de interconexão, o Network Edge permite que as empresas reduzam o CAPEX e aumentem seus serviços de TI e de rede globalmente a partir de uma infraestrutura virtual.

“Fazendo uma analogia simples, no passado nós íamos até uma locadora alugar um VHS e precisávamos de um videocassete para ver um filme, enquanto hoje tudo é feito on-line, por streaming. Ou seja, o hardware virou software. É isso que o Network Edge faz com as redes das empresas. Em vez de uma infraestrutura física, é possível desenvolver redes totalmente virtualizadas por software de forma segura e direta na Plataforma Equinix”, diz Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.

Por se tratar de um conjunto de serviços de redes virtuais com flexibilidade de fornecedor, o Network Edge permite que os clientes selecionem, configurem e conectem dispositivos de rede e segurança em tempo real, oferecidos por uma seleção dos principais fornecedores do setor, incluindo Cisco, Juniper, Fortinet e Palo Alto Networks.

Ao levar serviços de rede integrados e de latência ultrabaixa para mais perto dos usuários finais, clouds e ecossistemas, o Network Edge pode aprimorar os esforços de otimização de rede de maneira econômica.

O Network Edge também inclui uma integração nativa ao serviço de interconexão global definido por software, o Equinix Fabric. A combinação das duas soluções permite a implementação de dispositivos de edge virtuais e a interconexão com provedores de telecom e cloud localizados em diversos mercados globais.

“A transformação digital tem incentivado as empresas a modernizarem suas infraestruturas globais de TI e a adoção contínua de estratégias híbridas e multicloud acentua ainda mais essa necessidade. À medida que as aplicações se tornam mais distribuídas, residindo tanto em data centers quanto em múltiplas clouds públicas, a rede também precisa se tornar distribuída, capaz de fornecer políticas consistentes para reger os serviços de rede e de segurança”, disse Eric Hanselman, analista chefe da 451 Research.

“Serviços de redes virtuais como o Network Edge, oferecido por fornecedor neutro e integrado ao Equinix Fabric, deverão acelerar as oportunidades globais de interconexão para os clientes. Acreditamos que esses serviços criam valor para as empresas e diferenciam a Equinix no mercado”, adicionou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.