Equinix e universidade de Singapura estudam uso de hidrogênio em data centers

Colaboração quer criar tecnologias de hidrogênio para data centers sustentáveis em climas tropicais e que possam ser usadas pela Equinix

Author Photo
10:12 am - 22 de setembro de 2022
data center verde Reprodução/Shutter Stock

A gigante americana de data centers Equinix anunciou na quarta (21) uma parceria com o Centro de Pesquisa e Tecnologia em Energia (CERT) da Escola de Design e Engenharia da Universidade Nacional de Singapura (NUS). O objetivo é estudar e desenvolver tecnologias que permitam o uso de hidrogênio como fonte de combustível verde para infraestruturas de data center de missão crítica.

Segundo a empresa, trata-se de um esforço para promover sustentabilidade na infraestrutura digital e alcançar metas de neutralidade climática até 2030. A Equinix e o CERT lançarão um projeto de pesquisa para comparar a eficiência de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEM) e tecnologias de geradores lineares de combustível flexíveis.

Células de combustível PEM são baseadas em membranas semipermeáveis projetadas para conduzir prótons, enquanto os geradores lineares permitem que os operadores alternem entre opções de combustível limpo, incluindo hidrogênio, biogás e combustíveis líquidos renováveis. A adoção das tecnologias, esperam os envolvidos, pode permitir que os data centers reduzam emissões de carbono e, ao mesmo tempo, atendam a demanda crescente por dados, colocation e interconexão.

Leia também: Salesforce entra no mercado de crédito de carbono e anuncia ‘CRM em tempo real’

“Os data centers servem como o condutor que impulsiona a economia digital, e tornar suas operações mais verdes pode impulsionar o crescimento de negócios sustentáveis em todo o cenário econômico”, diz Yee May Leong, diretor da Equinix para o Sul da Ásia.

A colaboração envolverá uma avaliação da adequação das tecnologias para data centers situados em regiões tropicais, considerando condições climáticas e restrições locais, demanda de energia, cadeia de suprimentos, recursos de armazenamento de combustível e políticas regulatórias.

A parceria faz parte de uma estratégia da Equinix de compromisso com uma economia digital mais verde. Dentro dela o hidrogênio foi identificado como fonte viável de energia sustentável para data centers. No entanto, a geração em escala industrial ainda está longe de ser comercialmente viável, e a empresa considera imperativo avaliar e adotar alternativas enquanto a pesquisa e o desenvolvimento continuam.

“Por meio dessa parceria, esperamos desempenhar um papel importante nas inovações de data centers ecologicamente sustentáveis que podem ser aplicadas em Singapura e no mundo todo”, diz o professor Lee Poh Seng, diretor do CERT.

A Equinix diz que continua avaliando oportunidades com energia solar, geração local a partir de células de combustível e qualquer outra tecnologia distribuída de baixo carbono que se encaixe em sua estratégia. Atualmente o uso de energia renovável da empresa é superior a 90% desde 2018, segundo ela própria.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.