Equinix conclui aquisição da MainOne por US$ 320 milhões

Aquisição da provedora de soluções de data center e conectividade da África Ocidental marca o início da expansão da Equinix no continente

Author Photo
10:14 am - 06 de abril de 2022

A Equinix anunciou nesta terça-feira (05) a conclusão do negócio de aquisição da provedora de soluções de data center e conectividade MainOne por US$ 320 milhões. A MainOne é uma das principais empresas do segmento da África Ocidental, com presença na Nigéria, Gana e Costa do Marfim.

O acordo marca o início da expansão da Equinix no continente africano. A organização busca se posicionar com uma infraestrutura digital neutra em relação às operadoras, permitindo que empresas no continente africano acelerem sua transformação digital.

Com mais de 142 milhões de usuários de internet, a Nigéria é a maior economia da África e sede da MainOne, localizada na cidade de Lagos. Fundada por Funke Opeke em 2010, a empresa habilitou a conectividade para a comunidade empresarial da Nigéria e agora possui ativos de infraestrutura digital, incluindo três data centers operacionais. Uma instalação adicional em Lagos tem inauguração prevista para esse mês.

Os data centers adicionarão mais de 64.000 pés quadrados brutos de espaço à Plataforma Equinix, com 570.000 pés quadrados de terreno para futuras expansões. A MainOne também possui e opera uma rede submarina da Nigéria até Portugal, bem como 1.200 quilômetros de rede de fibra terrestre no sul da Nigéria. Isso deve melhorar a conectividade de e para a Europa, países da África Ocidental e as principais comunidades empresariais da Nigéria.

Funke Opeke continuará na liderança da companhia, que passa a ser identificada como ‘MainOne, an Equinix company’. Os cerca de 500 funcionários da companhia também serão integrados à Equinix.

A MainOne conta com cerca de 800 clientes, incluindo grandes empresas de tecnologia e de redes sociais internacionais, operadores de telecomunicações, serviços financeiros e computação em nuvem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.