Equidade de gênero vai além de empregar mulheres – é necessário um local seguro de trabalho

Executivas discutem principais desafios no seu dia a dia corporativo e como as empresas podem ser mais inclusivas

Author Photo
9:50 am - 10 de março de 2022
líderes mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Cisco e a SAP realizaram o evento “Equidade de Gênero hoje para um amanhã mais sustentável” na última terça-feira (8). Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe, abriu a conversa dizendo que o mundo está em transformação, mas ainda em passos curtos. Para a executiva, o fato de ainda ter que discutir temas como esse mostra a necessidade de evoluirmos.

“Microagressões podem acontecer nos pequenos detalhes, em uma reunião ou em uma conversa”, frisa a executiva. Por isso, é preciso realmente incluir as pessoas e oferecer a elas um local seguro e não apenas trazê-las para a companhia.

Laércio Albuquerque, presidente da Cisco América Latina, falou sobre a visão masculina para a equidade de gênero. Segundo o executivo, 80% das pessoas afirmam que existe machismo na América Latina, porém menos de 15% dos homens afirmam que são machistas. “Então tem algo muito errado. É muito importante o autoconhecimento. Se você tem o mínimo de preconceito, reconheça e comece a trabalhar para mudar e para que seja genuíno no apoio de igualdade de gênero”.

No segundo momento do evento, Vitor Cavalcanti, diretor-geral do Instituto IT Mídia, moderou um painel com quatro executivas da América Latina para discutir os principais desafios da mulher no mercado de trabalho. Milena Martins, líder executiva de transformação digital da Vale Brasil, frisou que a “macho culture” é muito presente na América Latina e não apenas pelos homens, mas pelas mulheres.

Leia também: Contratação de mulheres para cargos de especialistas e liderança salta 168% em um ano

“Junto com isso, a gente não pode olhar somente para a agenda de gênero, mas para a situação econômica dessas mulheres. Quais oportunidades ela tem? Como a geração de renda está acontecendo? Para que a mulher tenha a sua independência”, diz ela.

Nesse sentido, Yanett Perez, gerente regional de tecnologia da BAC Guatemala & BAC Regional, comenta o quanto a pandemia mudou a rotina dessas mulheres. Para ela, se abriram muitas oportunidades pois não é necessário mais estar em um escritório cumprindo um horário rígido. Além disso, muitas mulheres começaram seus próprios negócios com a ajuda da internet. E é importante que as empresas continuem oferecendo flexibilidade.

“As organizações têm responsabilidade de duas maneiras: fatores externos (todo o ambiente tem que ser cuidado para a igualdade de gêneros, com ambientes seguros e flexibilidade) e fatores externos (dando valor para as mulheres. Como exemplo: se um homem tem 60% de certeza que cumpre requisitos para uma vaga, ele se candidata. Já as mulheres precisam estar 100% seguras para se candidatar)”, complementa Adriana Islas, CIO da Estafeta México.

O espaço seguro também foi citado por Renata Marques, CIO da Natura & Co América Latina. De acordo com a executiva, é essencial ouvir essas mulheres para que as dores sejam reconhecidas e base de discussões para todos os níveis da sociedade.

“Nós precisamos reconhecer que a sociedade não tem conseguido endereçar esses desafios e temos muitas crises. A gente viu muitas mulheres entrando em burnout com toda a questão de carga não distribuída. É essencial que os homens dividam alguns papeis para que essa carga seja menor”, alerta ela.

Para mudar essa situação, Milena indagou o público: alguém dúvida que existam mulheres poderosas e competentes para liderar as empresas? “Fica até feio dizer que não. Então, o que  está faltando? A conclusão que eu chego é que quem está perto, seja na situação de trabalho ou pessoal, quando essa mulher quer falar e não consegue ou se não está falando, precisam pensar o que podem fazer. Outro ponto é mudar a perspectiva e parar de concluir sem perguntar. Você perguntou para as mulheres como elas se sentem, o que viram ou como perceberam?”, reflete.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.