Contratação de mulheres para cargos de especialistas e liderança salta 168% em um ano

Segundo pesquisa da Randstad, entretanto, setor de TI ainda é subrepresentado

Author Photo
9:44 pm - 09 de março de 2022
contratação de mulheres liderança feminina especialista

A diversidade dentro das empresas apresentou sinais de melhora, segundo levantamento da Randstad, consultoria global de Recursos Humanos. De acordo com pesquisa feita com mais de 700 empresas brasileiras, a presença de mulheres em cargos de especialistas e liderança foi 168% maior em 2021 em comparação com 2020.

No recorte racial, o salto foi de 115% para mulheres negras no mesmo período. As profissionais contratadas no ano passado com curso superior e pós graduação foi 58% maior que em 2020.

Entretanto, em alguns setores, como o de tecnologia, a disparidade de gêneros é bem acentuada. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), mulheres representam apenas 36% dos profissionais do setor.

Leia mais: Profissional digital brasileiro é homem, branco e morador do Sudeste

A desproporção dos gêneros é ainda maior quanto à formação de profissionais na área de tecnologia: 14% são mulheres e 85% são homens.

Dados internos da Randstad evidenciam a disparidade de gêneros em TI. Nas vagas trabalhadas pela empresa, apenas 19% das posições foram ocupadas por mulheres no ano passado. Para reduzir essa diferença, a consultoria vem investindo em iniciativas de capacitação.

“Investir em desenvolvimento feminino é aumentar a diversidade nas corporações e contribuir para o consequente desenvolvimento do país. Com capacitação, essas profissionais adquirem os instrumentos necessários para ocuparem cada vez mais espaços nas empresas, que têm sofrido com déficit de profissionais para atender as demandas do mercado”, destaca, Fabio Battaglia, CEO da Randstad no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.